Browsing by Issue Date, starting with "2011-12"
Now showing 1 - 10 of 40
Results Per Page
Sort Options
- Projecto das instalações técnicas especiais de um edifício de serviçosPublication . Ferreira, Paulo Jorge; Gomes, Mário; Chaves, Flávio
- Relatório de projecto sobre instalações técnicas especiais de um edifício destinado a creche, jardim de infância e lar de idososPublication . Rosa, Jorge Manuel Fernandes; Hélder, Mário; Chaves, Flávio
- The grossest of human indecencies : horrible optionPublication . Leandro, Francisco
- Certificação da qualidade no turismo: Estágio na Sociedade Geral de Superintendência (SGS)Publication . Costa, Simara Isabela Santos Soares daO presente relatório tem como objectivo principal apresentar uma descrição e uma análise reflexiva sobre o estágio realizado no organismo de certificação SGS ICS, Lda. A elaboração deste trabalho final enquadra-se no âmbito do mestrado em turismo, vertente de gestão estratégica de destinos turísticos, nos termos do regulamento do ciclo de estudos conducente à obtenção do grau de mestre pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Este documento apresenta sob a forma de revisão bibliográfica a compilação da pesquisa efectuada sobre os temas desenvolvidos e aprofundados para melhor cumprir os objectivos definidos pela administração da empresa que acolheu o estágio. É o caso da análise do desenvolvimento turístico actual, da qualidade, do processo de normalização em geral e o que especificamente diz respeito à actividade turística, os sistemas de gestão, a certificação e ainda aos rótulos (nomeadamente de distinção ecológica ou de prestação de serviço) existentes aplicáveis ao Turismo. No núcleo do documento é apresentada e caracterizada a unidade de acolhimento, são descritas as actividades executadas, os principais projectos desenvolvidos, sendo ainda feita uma abordagem sucinta a outros subsectores turísticos com manifesto potencial para a implementação da certificação. No relatório são ainda apresentados os dados referentes a um estudo exploratório, realizado voluntariamente através da aplicação de um inquérito uma selecção de clientes da SGS, ICS cujas actividades se relacionam com o sector turístico, de forma a perceber quais as motivações que levaram estas empresas a certificarem-se e qual o seu interesse nos projectos mais recentes de normalização específica para o sector. O relatório termina com as considerações finais relativas à avaliação de desempenho das tarefas atribuídas durante o estágio, bem como das competências adquiridas e desenvolvidas de acordo com os objectivos propostos.
- Identificação de factores de risco na implementação de sistemas de segurança alimentar em unidades de restauração de pequena dimensãoPublication . Afonso, Inês SanchesO presente trabalho de investigação teve como objectivo principal, avaliar e identificar os factores de risco na implementação de sistemas de segurança alimentar em unidades de restauração de pequena dimensão, na zona centro de Portugal Continental. De modo a alcançar os objectivos propostos, analisou-se uma amostra de estabelecimentos de restauração nas regiões da Grande Lisboa, Alentejo, Ribatejo, Oeste e Setúbal. Aplicou-se um questionário aos responsáveis dos estabelecimentos, de modo a percepcionar e identificar causas de dificuldades, desinteresse e falhas nos procedimentos de implementação dos Sistemas de Segurança Alimentar (SSA). Posteriormente elaborou-se uma listagem de verificação de pré-requisitos, com base na observação directa, com o objectivo de inventariar as falhas e incumprimentos ocorridos com mais frequência por parte dos estabelecimentos.
- Jornalismo turístico: os eventos no centro da notíciaPublication . Ribeiro, Susana CorreiaA partir de finais do século XIX, o processo de democratização do turismo e da imprensa desenrolou-se paralelo, quando ambos deixaram de ser bens unicamente acessíveis às elites, passando a estar também ao alcance das massas. Nos dias de hoje o Turismo representa uma indústria de milhões, uma das mais importantes fontes geradoras de riqueza do Mundo, e é ao mesmo tempo uma actividade que promove a socialização e a disseminação de informação e cultura entre povos. Desde os primórdios que a informação é um factor determinante no desenvolvimento turístico, e os media (sobretudo a imprensa) desempenham um papel fundamental na sua disseminação, potenciando e dinamizando a promoção do turismo e dos seus produtos junto da Opinião Pública. Conscientes das sinergias que se desenvolvem entre ambos os sectores, este trabalho irá explorar o tratamento noticioso que a imprensa portuguesa dá aos temas turísticos, tendo o seu foco na cobertura mediática dos mega-eventos na imprensa escrita generalista. Além disso, pretende também reunir um conjunto de pistas que nos permitam entender melhor as relações e os laços que se estabelecem entre ambos. Visando retratar o mais fielmente possível a realidade observada, foi examinada e revista literatura de referência nos campos do estudo dos media, jornalismo, jornalismo de viagens e turismo. A revisão bibliográfica foi complementada por um caso de estudo de vertente mais prática, com a análise da cobertura jornalística, pelos quatro principais jornais generalistas portuguesas, da etapa portuguesa do Red Bull Air Race 2007 – 2009. Concluímos que no âmbito do estudo dos media ainda persiste uma visão estereotipada do jornalismo sobre temas turísticos, remetendo-o para um grau de especialização inferior aos restantes tipos de jornalismo. Um preconceito fundamentado no facto de em muitos dos casos, o jornalismo de turismo assentar no relato de experiências de lazer e de viagens, mas que desconsidera a importância da veiculação sobre turismo nos media, ignorando o papel que estes têm junto dos seus leitores, entre os quais também se incluem potenciais turistas. Analisamos a concepção crítica focada nos aspectos negativos daquilo que definimos como jornalismo de viagens, e pomos em evidência as suas limitações por não contemplar todo o universo do jornalismo de turismo, onde também encontramos o jornalismo turístico. Por fim, este trabalho vem testar teoria de que, cada vez mais, o turismo e os eventos ganham lugar na imprensa escrita portuguesa. E que, contrariamente ao estereótipo q que se verificava no passado estes temas já vão sendo apresentados nas notícias com elementos comuns às hard news, e tendencialmente apresentados junto da Opinião Pública como assuntos «sérios» que fazem parte da actualidade.
- Turismo militar no Concelho de PenichePublication . Furtado, Ana Vanessa PereiraActualmente, o mercado mundial do turismo caracteriza-se pela evolução do turismo de massas generalizado para um tipo de turismo mais individual, mais especializado e exigente. O acesso à realização de viagens e deslocações encontra-se disseminado um pouco por todo o Mundo, e em ritmo de crescimento, pelo que cada vez mais os destinos necessitam apostar na especialização, na qualidade e na diversificação como forma de atrair visitantes. Neste contexto, apresenta-se o turismo de índole militar, enquadrado no turismo cultural, como complemento à oferta turística já existente no concelho de Peniche – numa região caracterizada pela predominância do turismo de sol e mar, urge apostar noutros tipos de turismo complementares que permitam diversificar a oferta, reduzir a sazonalidade e contribuir para a atracção de mais visitantes e prolongamento das suas estadas, resultando num positivo impacto económico. O conceito de dark tourism, no qual se enquadra o turismo militar, tem vindo a ser delineado e estudado ao longo dos últimos anos, e são vários os pontos por todo o Mundo onde foi implementado nas décadas mais recentes. Trata-se de uma temática relativamente recente em termos de estudos e publicações, mas será provavelmente, e tal como vários autores defendem, das mais antigas motivações para a prática da viagem. Este conceito foi aqui aplicado ao concelho de Peniche, nomeadamente, às estruturas defensivas aí existentes construídas no período pós-Restauração, criando assim uma alternativa cultural à tradicional oferta turística do concelho. O objectivo não foi a criação de um percurso turístico baseado nesta temática, mas sim a aplicação teórica e prática do conceito ao concelho de Peniche – mais do que a delineação do percurso, apontam-se as medidas necessárias para a implementação do turismo militar, de forma a permitir um bom desenvolvimento deste conceito no concelho.
- A distribuição online no contexto da intermediação turística: o caso do Abreu OnlinePublication . Aldeia, Marco Filipe dos Santos NevesA distribuição turística no século XXI está a ser fortemente influenciada pelas novas tendências da oferta e da procura. Estas novas tendências estão a alterar por completo os modelos e processos de negócio das organizações turísticas. Consequentemente, as organizações turísticas estão a tirar partido das novas tecnologias de informação e comunicação para se reposicionarem e garantirem a sua sustentabilidade numa indústria regida por novos padrões e novas escalas de competição.
- Alqueva : roteiro para um destino turístico sustentávelPublication . Espada, Rita Rodrigues Raposo CacitoNas últimas décadas, o Turismo consolidou-se como um dos principais sectores económicos à escala mundial, nacional, regional e local, sendo amplamente reconhecido o seu efeito multiplicador, alavancando riqueza no seu próprio sector e no desenvolvimento de outros sectores económicos. No entanto, o desenvolvimento da actividade turística nem sempre acarreta impactes positivos, podendo incompatibilizar-se com os desígnios patentes no conceito de desenvolvimento sustentável. Neste contexto, o paradigma da sustentabilidade aplicada à actividade turística representa actualmente um dos maiores reptos que o sector enfrenta. A presente investigação incide sobre a problemática da sustentabilidade nos destinos turísticos. Desta forma, corporiza o cruzamento dos modelos conceptuais existentes, evidenciando sinergias e boas práticas e, delimita os princípios inerentes a uma gestão integrada dos destinos turísticos com o enunciado dos pressupostos e das vantagens decorrentes. Aplica o modelo conceptual ao caso concreto do destino Alqueva de forma a verificar quais as condições que devem estar reunidas para que esta região se possa afirmar turisticamente num contexto nacional e internacional de concorrência acrescida.
- Turismo de surf na capital da onda: Ensaio sobre a sustentabilidade de uma rota de surf em PenichePublication . Cabeleira, Tânia Filipa RamosA dissertação "Turismo de Surf na Capital da Onda: ensaio sobre a sustentabilidade de uma rota de surf em Peniche" tem como principal objectivo definir o potencial de Peniche para o surf, avaliar as condições para a implementação de uma rota de surf, bem como investigar o seu contributo para o desenvolvimento sustentável e reconhecimento nacional e internacional da região. A gestão de destinos e produtos turísticos assenta no planeamento de estratégias, considerando a especificidade de cada destino para a conceptualização dos produtos prioritários. A concepção de novos produtos turísticos pode conferir novas oportunidades de negócio pela inovação no turismo. Neste sentido, o surf é cada vez mais abordado na perspectiva turística, embora os estudos sobre os potenciais benefícios para o desenvolvimento local sejam recentes, intensifica-se a necessidade de implementar orientações estratégicas para o desenvolvimento sustentado dos destinos turísticos de surf. O turismo de surf em Peniche é encarado como uma aposta turística local, por conseguinte interessa à investigação estudar os seus benefícios, através de fontes primárias (inventários, entrevistas, questionário) e secundárias (investigação documental), de modo a compreender os desafios estruturantes e as oportunidades no desenvolvimento do surf enquanto produto turístico emergente. A avaliação das condições para a criação de uma rota de surf em Peniche, permitiu concluir que existem recursos endógenos excelentes, nomeadamente a qualidade e diversidade de ondas para a prática de surf, bem como projectos de interesse associados à matéria. No entanto, algumas carências de infra-estruturas de apoio e desafios identificados terão de ser colmatados. Assim, a rota do surf pode ser uma proposta impulsionadora para as condições base do turismo de surf, bem como para a visibilidade nacional e internacional de Peniche na aposta estruturada deste produto.