Browsing by Issue Date, starting with "2007-10"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- On the use of programming languages for textual specification of Petri Net ModelsPublication . Barros, João Paulo; Gomes, LuísAs a general interchange format for Petri net models, the Petri Net Markup Language (PNML) allows the specification of Petri net models for all Petri net classes. Those models are typically generated by graphical editors for each Petri net type. Yet, there is no general way to specify Petri net models in a human-friendly textual notation. Instead of proposing a standard for such textual notation, this paper proposes the use of popular general purpose programming languages for the creation and modification of net models defined using PNML. To that end, the paper presents a model for the concepts, and the respective inter- relations, that should be available to define Petri net models in a compact textual format. After, it presents a general framework to specify model composition, using node fusion, for any Petri net class. The framework allows the specification of node fusions and node refinements based on the specification of fusions for each node and net label. The labels’ fusions are defined through the implementation of an abstract data type for the respective Petri net type definition. This allows a general support for model structuring, where several well-known graphical conveniences, e.g. node references and synchronous channels, can be supported and seen as particular cases.
- A solidão da esperaPublication . Mendes, Odete
- Uma enfermeira em Moçambique: entre o desalento e a esperança.Publication . Gato, Ana Paula
- Marechal de Campo António Teixeira RebeloPublication . Barreira, Helder Jorge PinheiroSendo a Academia Militar, uma Instituição de Ensino Superior Militar ciosa das suas tradições seculares, faz com que o Patrono do Curso, tenha uma importância extraordinária para os alunos que acabam de ingressar no primeiro ano, uma vez que presta homenagem e retrata de forma expressiva, quem no passado foi primus inter pares pelos seus feitos em prol da Nação, sendo a personagem que certamente perdurará até ao fim das suas carreiras militares como «vínculo indelével e catalizador de coesão e camaradagem»1. O Marechal de Campo António Teixeira Rebelo foi um homem notável, que viveu toda a sua vida com um único objectivo: servir o Exército Português e o seu país. Foi um militar exímio e um homem de eleição, inspirado por nobres ideais de altruísmo e amor pátrio, competentíssimo no saber e vocacionalmente dotado para o ensino. Para compreender o papel determinante que Teixeira Rebelo teve na sociedade e no Exército, é de suma importância que o enquadremos na época em que viveu, descrevendo o ambiente nacional e internacional que Portugal enfrentava nos meados do século XVIII e início do século XIX, realçando os factos mais significativos que marcaram e modificaram Portugal. A sua vida e obra constituem, por si só, uma verdadeira exortação aos Cadetes do Exército e da Guarda Nacional Republicana, do curso de entrada na Academia Militar do ano lectivo de 2007/2008. 1 VALENÇA PINTO, General Luís Vasco, in «50 Anos de Patronos da Escola do Exército e da Academia Militar».
- Gripe aviária: estaremos nós preparados?Publication . Sousa, Sónia Ferreira de
- O Românico em Lousada: a igreja do Salvador de AveledaPublication . Cardoso, CristianoEstudo histórico e artístico sobre a igreja do Salvador de Aveleda, situada na freguesia de Aveleda, sendo um exemplar de arquitetura românica no concelho de Lousada.
- Investimento directo português nos PALOP: quadro referencial de análise dos seus determinantesPublication . Moreira, Sandrina Berthault; Pereira, RaquelO principal objectivo da presente comunicação é a construção de um quadro-síntese dos principais factores que poderão ter influenciado a decisão das empresas portuguesas que detêm investimentos nos países africanos de língua portuguesa (PALOP). A escassez de estudos sobre investimentos portugueses nos PALOP, quando é certo que a generalidade dos empresários portugueses que se interessam por investimentos em África têm a sua atenção centrada nos PALOP, motivou a realização deste trabalho. Considerámo-lo como guia para as empresas que pretendem investir nesses mercados e preliminar de um futuro estudo de identificação, hierarquização e análise dos determinantes que influenciaram as empresas portuguesas a optar por investirem nos PALOP (especialmente Angola e Moçambique), com base na aplicação de um inquérito junto das mesmas.
- Transição democrática no MediterrâneoPublication . Seminário Internacional “Transição Democrática no Mediterrâneo”; Franco, Manuela; Meyer-Resende, Michael; Bruno, Bruno Cardoso; Billion, Didier; Bouzidi, Mohamed; Pereira, Paula Cristina Cordeiro; Gaspar, CarlosSeminário Internacional aberto ao público, realizado no dia 26 de Outubro de 2007 no Instituto da Defesa Nacional. Na primeira parte do seminário subordinada ao tema "Transição Democrática no Mediterrâneo e Impacto para a Europa", a sessão de abertura esteve a cargo de Anibal Ferreira da Silva, director do Instituto da Defesa Naciona; foram moderadores Paula Pereira, assessora do Instituto da Defesa Nacional e Carlos Gaspar, Instituto da Defesa Nacional; foi conferencista Michael Meyer Resende e Bruno Cardoso Reis. Na segunda parte do seminário subordinada ao tema "Transição Democrática no Mediterrâneo e Estudos de Caso", foram conferencistas Didier Billion e Mohamed Bouzidi; foram moderadores Paula Pereira, assessora do Instituto da Defesa Nacional e Carlos Gaspar, Instituto da Defesa Nacional.