Browsing by Issue Date, starting with "1994-11"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Interacção solo-estrutura na avaliação da segurança das construçõesPublication . Pinto, A.; Camara, J.; Correia, A.; Vinagre, JoãoNo presente artigo é discutida a problemática da quantificação dos valores dos coeficientes parciais de segurança propostos para o dimensionamento das fundações de acordo com o princípio dos estados limites, assim como a sua interdependência com a experiência existente neste domínio no campo da engenharia de estruturas. Este problema, surge actualmente na Europa na preparação dos novos códigos Europeus de segurança das construções, os Eurocódigos. Para tal, foi desenvolvido um modelo de interacção solo-estrutura, que contempla o comportamento fisicamente não linear das estruturas de betão armado e do solo. Os resultados do estudo efectuado, com base no modelo desenvolvido, permitem destacar, relativamente à verificação da segurança aos estados limites últimos, a viabilidade e interesse em adoptar valores para os coeficientes parciais de segurança relativos às acções idênticos no dimensionamento das estruturas e das respectivas fundações. Este procedimento enquadra-se na filosofia geral que inspira o sistema de Eurocódigos.
- Metodologia para verificação da segurança em análises não linearesPublication . Camara, J.; Vinagre, João; Pinto, A.No presente artigo apresenta-se uma metodologia para a verificação da segurança de estruturas de betão armado e pré-esforçado através de análises física e geometricamente não lineares. Discute-se, em particular, a dependência entre a definição dos critérios de avaliação da segurança e a modelação dos materiais. Neste âmbito, apresenta-se uma proposta para aplicação em situações práticas. A aplicação da metodologia proposta à aferição dos critérios de dimensionamento de estruturas é efectuado com base em exemplos de interacção solo-estrutura e de estruturas porticadas com esbelteza significativa. São realçadas as potencialidades deste tipo de análises, destacando-se a sua aplicação prática a situações de cálculo estrutural mais complexas.
- Avaliação e discussão dos efeitos de 2ª ordem em edifíciosPublication . Vinagre, João; Bártolo, A.; Camara, J.As metodologias, presentemente propostas a nível dos regulamentos para ter em conta os efeitos de 2ª ordem, no dimensionamento dos sistemas porticados de edifícios de betão armado, são reconhecidamente complexas. Se, por um lado, parece reconhecer-se que, em geral, se sobrevaloriza estes efeitos na verificação de segurança, por outro, constata-se que as propostas regulamentares mais recentes apontam no sentido de dar ainda um maior relevo a estes efeitos, quer em relação ao tipo de verificações exigidas. Com base num programa de análise não linear e, de acordo com uma metodologia de verificação de segurança previamente discutida, analisam-se alguns tipos estruturais em pórtico. Da interpretação e discussão dos resultados obtidos tiram-se algumas conclusões sobre as metodologias correntes de dimensionamento. Finalmente, chama-se a atenção para algumas das suas insuficiências e da eventual necessidade de introduzir modificações.