ELCOS - 03º Fórum Ibérico de Úlceras e Feridas (Braga - 2012)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ELCOS - 03º Fórum Ibérico de Úlceras e Feridas (Braga - 2012) by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 23
Results Per Page
Sort Options
- Trabalho Livre nº 09 - OS ENFERMEIROS NA PREVENÇÃO DO PÉ DIABÉTICO E SUAS COMPLICAÇÕESPublication . Reis, Maria Carla Rodrigues; Carmo, Paula Cristina BarbedoA Diabetes Mellitus é uma doença metabólica causada pela deficiência ou resistência à acção da insulina, que se não for atempadamente diagnosticada e tratada pode levar a inúmeras complicações como o pé diabético, sendo este um dos factores mais severo e debilitante do indivíduo. Como resultado da sua mobilidade comprometida, essas pessoas têm principalmente complicações de saúde e necessidades sociais. Uma abordagem multidisciplinar é fundamental para garantir que as suas necessidades sejam satisfeitas e com frequência os enfermeiros são a figura central na coordenação desses cuidados.
- Trabalho Livre nº 08 - TERAPIA COMPRESSIVA NA ÚLCERA VENOSA CRÓNICAPublication . Martins, Catarina Fernandes; Ribeiro, Liliana Maria Oliveira; Silva, Sílvia Eduarda Maia; Martins, Sílvia TeixeiraAs feridas são claramente um problema de Saúde que envolve elevados custos para o SNS e para o utente, sendo as úlceras de perna as que apresentam maior prevalência. O tratamento adequado de uma úlcera venosa constitui um desafio constante para o profissional de saúde, na medida em que existem actualmente inúmeras orientações técnicas.
- Trabalho Livre nº 21 - TERAPIA DE PRESSÃO NEGATIVA CONTROLADA E OS SEUS CUSTOSPublication . Lourenço, Maria Clara Paulo; Silva, Idália; Parreira, P.Os desenvolvimentos científicos e tecnológicos têm proporcionado abordagens terapêuticas inovadoras em várias áreas do conhecimento, nomeadamente na prevenção e tratamento de feridas crónicas. Daí que as competências empreendedoras de experimentação e implementação por parte dos profissionais de saúde de novas abordagens terapêuticas, concorra decisivamente para a eficácia e eficiência dos cuidados de saúde. Esta postura proactiva das equipas, assenta em cuidados com actuação interdisciplinar, conhecimento profundo sobre as diversas formas de actuação, e uma adequação desses conhecimentos à situação particular, para se poder ajuizar sobre a melhor abordagem em termos de custo/efectividade (Cunha; 2006).
- Trabalho Livre nº 22 - GESTÃO E EMPREENDEDORISMO NO TRATAMENTO DE FERIDAS COMPLEXASPublication . Reimão, Hugo; Oliveira, Joana; Matos, Luís; Marques, VeraDoente de 53 anos, com diagnóstico de Doença de Madelung, foi submetido a cirurgia na região cervico-torácica. Após remoção de pontos, apresentou deiscência da sutura, com tecido desvitalizado e exsudado purulento em grande quantidade.
- Trabalho Livre nº 01 - ABORDAGEM AO UTENTE COM FERIDA CRÓNICAPublication . Ribeiro, Liliana Maria Oliveira; Sousa, Sandrina Manuela Oliveira; Silva, Sílvia Eduarda Maia; Martins, Sílvia TeixeiraNo tratamento de utentes com feridas crónicas, a mudança constante do tipo de pensos, a impaciência face aos resultados e conhecimentos insuficientes sobre a fisiologia do processo de cicatrização por parte dos profissionais, podem condicionar o processo cicatricial. Compreender os motivos pelos quais a ferida não cicatriza, é talvez a parte mais importante da intervenção de Enfermagem.
- Trabalho Livre nº 04 - ESTUDO DE CASO: A UTILIZAÇÃO DE HYDROTAC® NA FASE DE GRANULAÇÃO DO PROCESSO CICATRICIALPublication . Lopes, Guida Liliane da Silva; Esteves, Inês de Brito Matos; Silva, Marina de Jesus Velhuco Siriaco Rodrigues da; Soares, Rui Miguel CardosoNas últimas décadas a área do tratamento das feridas, e o aparecimento de novos materiais, tem sofrido inúmeros avanços, que convergem para um objectivo comum: o penso ideal. O penso ideal é descrito por vários autores como aquele que mantém o leito da ferida húmido devendo ser seleccionado com base nas características do tecido presente da ferida a tratar.
- Trabalho Livre nº 15 - ÚLCERAS DE PRESSÃO NO SERVIÇO DE CUIDADOS INTENSIVOS 1 DO CHP - QUAIS AS MEDIDAS IMPLEMENTADAS PARA DIMINUIR A TAXA DE INCIDÊNCIAPublication . Tonini, Helena; Meireles, João; Montalvão, Joana; Silva, RuiO aparecimento de úlceras de pressão (UP) nos doentes internados em unidades de cuidados intensivos é um dos problemas nosocomiais presentes nas instituições de saúde. As UP são causa de aumento de sofrimento, aumento de dias de internamento, aumento de risco de infecção, aumento de risco de mortalidade e ainda aumento de custos. Quais as medidas que podem ser implementadas em unidades de cuidados intensivos que permitam reduzir a taxa de incidência de úlceras nos doentes internados?
- Trabalho Livre nº 02 - APLICAÇÃO TÓPICA DE OXIGÉNIO EM ÚLCERAS DE PERNAPublication . Paiva, Luís António Rodrigues; Paiva, Florbela Maria Marques Caniceiro; Rodrigues, Rogério Manuel ClementeVários estudos verificaram que a oxigenoterapia hiperbárica promove uma melhoria significativa na evolução das feridas necróticas, cirúrgicas e maior controlo de feridas infectadas e, sumariamente, esta consiste em submeter o doente a uma oxigenação dos tecidos, superior àquela a que estaria sujeito no meio ambiente, o que é realizado dentro de uma câmara fechada. Com o aumento da oxigenação dos tecidos, obtém-se um efeito positivo no processo de cicatrização e no encerramento da ferida, promovendo-se uma melhor qualidade de vida.
- Trabalho Livre nº 23 - DIAGNÓSTICO E FERIDAS - VISÃO SOBRE UM DOCUMENTO DE CONSENSOPublication . Carvalho, Célia; Pereira, Dilma; Farelo, Graça; Botelho, PaulaNos últimos anos temos assistido a uma crescente inovação científica e tecnológica nas mais variadas áreas de intervenção. A área da prevenção e tratamento de feridas passou a ser mais motivadora pois a crescente investigação nestas últimas décadas possibilitou o recurso a novas técnicas a nível da genética e materiais de pensos interactivos. O conhecimento sobre o processo de cicatrização, a nível celular, está gradualmente a promover o desenvolvimento de práticas baseadas na evidência, sustentando a decisão de tratamento. O tratamento de feridas implica o conhecimento do doente e dos factores que podem influenciar o processo de cicatrização.
- Trabalho Livre nº 16 - OXIGENOTERAPIA HIPERBÁRICA NO TRATAMENTO DO PÉ DIABÉTICOPublication . Cachada, Edgar; Alvarilhão, Filipe; Serrano, Filipe; Lopes, ManuelA Oxigenoterapia Hiperbárica (OTH) assume-se como uma terapêutica complementar no tratamento do Pé diabético, disponível desde 2006 na Unidade Local de Saúde de Matosinhos. Em 2004 o European Committee for Hyperbaric Medicine (ECHM) definiu a lesão do pé diabético como uma indicação para a realização de OTH1. Este tratamento consiste em inalar O2 a 100%, em câmaras Hiperbáricas, numa pressão 2 a 3 vezes superior à atmosférica, revertendo a hipóxia, o que constitui o mecanismo fisiológico mais importante, através do qual a OTH proporciona a cicatrização das úlceras. O Pé diabético pode ser definido como um grupo de síndromes nos quais neuropatia, isquemia e infecção conduzem à ruptura dos tecidos ou ulceração, resultando em alta morbilidade e frequentemente amputação. Na maioria das pessoas com lesão do pé diabético, está presente uma neuropatia periférica. Isquemia e infecção podem igualmente estar presentes.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »