ELCOS - 09º Fórum Internacional de Úlceras e Feridas (Aveiro - 2018)
Permanent URI for this collection
5.º Congresso Interdisciplinar de Feridas Complexas
Browse
Browsing ELCOS - 09º Fórum Internacional de Úlceras e Feridas (Aveiro - 2018) by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 42
Results Per Page
Sort Options
- Trabalho Livre nº 23 - Regeneração Tecidular - ensaio clínicoPublication . Monterroso, Lígia; Leite, Sílvia; Gonçalves, Daniela; Rodrigues, Liliana; Silva, JoãoA hiperqueratose é uma alteração fisiológica caracterizada pela queratinização excessiva e espessamento epidérmico. As regiões mais propensas são as mãos, pés, cotovelos e joelhos. O diagnóstico é baseado em manifestações clínicas, nomeadamente pele seca e áspera, aparecimento de fissuras e sangramento. A hiperqueratose do pé é associada à utilização de calçado inadequado, excesso de peso, ausência de cuidados de higiene e de hidratação, pé plano, causas hereditárias ou doenças metabólicas, como por exemplo a Diabetes Mellitus.
- Trabalho Livre nº 27 - Úlceras por Pressão: relação com o nível de dependência e suplementaçãoPublication . Trindade, Nélia Gouveia; Moreira, Cristina Conceição; Rodrigues, Carlos MiguelNos doentes paliativos, as úlceras por pressão (UPP) são comuns, pelas alterações relacionadas com idade, alterações cutâneas, diminuição da capacidade cicatricial, caquexia, desidratação e inactividade.
- Trabalho Livre nº 36 - Procedimento de Utilização de Apósito Impregnado com Derivado Hidrofóbico de Ácidos GordosPublication . Silva, Rui Pedro Marques da; Ribeiro, Angelina Maria SousaA gestão da carga biológica de uma ferida é, pelo grande número de variáveis que lhe são inerentes, um dos maiores desafios ao nível dos cuidados de saúde, principalmente nos casos de úlceras crónicas, situações de colonização crítica ou casos de debilidade sistémica. Consequentemente, a decisão clínica exigida a cada profissional de saúde reveste-se de subjetividade, agravada pelo leque alargado de opções terapêuticas que a indústria disponibiliza; este facto aumenta o risco de prescrições de tratamentos desadequadas, bem como de mudanças frequentes e ineficientes das mesmas.
- Trabalho Livre nº 42 - Úlceras de Pressão Associadas a Dispositivos Médicos numa UCIPublication . Nogueira, Ana Catarina da Costa; Azevedo, Ana RitaA Úlcera por Pressão (UPP)é um indicador da qualidade dos cuidados e da segurança do doente e é indicada como um dos objectivos estratégicos delineados pelo Ministério da Saúde. Além de constituir um indicador da qualidade é também um problema de saúde pública que acarreta sofrimento e diminuição da qualidade de vida dos doentes e seus cuidadores, podendo mesmo levar à morte.Os doentes internados numa Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) têm uma panóplia de dispositivos médicos (DM) muito variada, pelo que as UPP associadas a DM são mais frequentes nestes serviços.O interesse por esta temática surge pelo facto de trabalharmos com o doente crítico internado numa UCI e diariamente nos confrontarmos com uma diversidade de dispositivos potenciadores de UPP.
- Trabalho Livre nº 26 - Cicatrização de uma Úlcera de Perna de Origem Venosa com Recurso à Terapia CompressivaPublication . Carrilho, Ana; Gomes, Michele; Dias, Andrea; Aguiar, Ermelinda; Pedro, AdrianoNo diagnóstico da úlcera de perna é importante a perspicácia do profissional de saúde visto que, existem úlceras de origem venosa, arterial e mista, pelo que o diagnóstico da etiologia da mesma é preponderante na escolha acertada de um tratamento adequado. O diagnóstico incorrecto deste tipo de úlceras pode dificultar gravemente a cicatrização da ferida. A maioria das úlceras de perna têm etiologia venosa.
- Trabalho Livre nº 01 - Riscos Ergonómicos da Equipe de Enfermagem do Hospital Insular de Lanzarote no Tratamento de Feridas Crónicas.Publication . Hernández-Martínez, Francisco José; Lorenzo-Hormiga, Hernán; Jiménez-Díaz, Juan Fernando; Rodriguez-de-Vera, Bienvenida del CarmenEl Servicio de Geriatría dependiente del Cabildo Insular de Lanzarote, constituye el principal recurso asistencial del Hospital Insular. El artículo 16 de la ley 31/1995, de 8 de noviembre, de Prevención de Riesgos laborales dispone que todas las empresas han de realizar, con carácter general, una evaluación inicial de riesgos para la seguridad y salud de los trabajadores.
- Trabalho Livre nº 02 - Validação de uma Escala de Cicatrização de Feridas Crónicas (DESIGN) para Países de Língua Espanhola e Portuguesa: metodologia comumPublication . Jiménez-Díaz, Juan Fernando; Hernández-Martínez, Francisco José; Rodriguez-de-Vera, Bienvenida del Carmen; Rodrigues, Alexandre; Ferreira, PedroEl proceso cicatricial de las heridas crónicas depende de numerosos factores que forman parte de un proceso de validación difícil de uniformizar. Ante esta dificultad evidente, surge la necesidad de encontrar instrumentos de medición que permitan "traducir" lo más fiable posible la evolución de la cicatrización.
- Trabalho Livre nº 16 - A Educação para a Saúde na Capacitação do Cuidador PrincipalPublication . Mendão, Nelson Manuel CardosoProjecto de intervenção comunitária que pretende descrever e reflectir as intervenções realizadas no âmbito do projecto. “ O cuidador como peça chave na prevenção de úlceras por pressão”.
- Trabalho Livre nº 5 - 3º Estudo de Prevalência de Úlceras por Pressão em Contexto Domiciliario CSAH-USITPublication . Rocha, Ana Paula Figueiredo; Dias, Maria ManuelaAs úlceras por pressão (UPP) são um desafio para os profissionais e instituições. Na Região Autónoma dos Açores, a sua monitorização é uma problemática nos cuidados domiciliários na medida em que, apesar dos estudos serem escassos, os resultados encontrados nos estudos realizados em 2006 pelo Grupo de Investigação Cientifica em Enfermagem e em 2010 por Rodrigues e Soriano apontaram para prevalências de 18,5% e 26,49%, respetivamente. Dado que o Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2015-2020 recomenda a sua monitorização semestralmente, o Gabinete de Saúde Comunitária, do CSAH, tem vindo a acompanhar este problema, levando a cabo o seu 3º Estudo de Prevalência de Úlceras por Pressão.
- Trabalho Livre nº 11 - Tratamento Diferenciado de Ferida Perineal Complexa Associada a Infeções Multirresistentes de RepetiçãoPublication . Ferreira, Nuno Ventura; Capelão, Gustavo; Nobre, João; Laureano, Mónica; Gonçalves, InêsHomem, 68 anos, acamado, paraplégico, amputado do membro inferior esquerdo, status bypass axilofemoral, anti-coagulado, obeso, fumador, IRC grau IV (rim único funcionante) com ferida complexa perineal com elevado grau de distorção anatómica e múltiplos episódios infecciosos associados. Ferida profunda com solução de continuidade/trajecto irregular até ao ramo isquiopúbico com exposição do mesmo e comunicação até à articulação coxofemoral. Há 1 ano com urostomia e colostomia derivativas no decorrer de vários internamentos por infecção urinária/infecção perineal a Klebsiella multirresistente. Observado pela Cirurgia Plástica e sem indicação para retalho. Sob tratamento de pensos de hidrofibra com prata e carvão activado.