IPT - ESTT - Escola Superior de Tecnologia de Tomar
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- Preservação, conservação e restauro de colecções museológicasPublication . Marques, Rute Sofia Pereira; Silva, José Manuel da; Calçada, AnaNuma fase do percurso académico em que ocorre a passagem dos estudos teóricos para um estágio de componente maioritariamente prática, onde o principal objectivo se centra na aplicação dos conhecimentos teórico – práticos adquiridos anteriormente, o trabalho desenvolvido partiu destes princípios, na acção directa em várias situações. O documento apresentado nas páginas que se seguem é o relato dos trabalhos efectuados em contexto de estágio curricular, no Museu Municipal de Óbidos. Dos vários trabalhos desenvolvidos, destacam-se o estudo e tratamento de uma obra em escultura policromada e estofada. Para além das diversas intervenções no âmbito do estágio, foi seleccionada uma obra, como caso de estudo, uma escultura em madeira policromada para demonstrar a aplicação de conhecimentos adquiridos. A integração de um programa de voluntariado no museu, revelou-se enriquecedor para todas as partes envolvidas. O edifício do museu, com condições deficientes para a boa conservação das obras, foi estudado e com base nos problemas encontrados foi realizada uma pequena proposta de várias operações que poderiam ser efectuadas para colmatar alguns problemas.
- Centro de Documentação e Arquivo Histórico do Museu de PortimãoPublication . Pires, Diana Quintino de Avelar; Loureiro, Leonor; Gameiro, JoséEste relatório compila todo o trabalho realizado ao longo do segundo ano do Mestrado em Conservação e Restauro, no Centro de Documentação e Arquivo Histórico (CDAH) do Museu de Portimão. Em primeiro lugar, é analisado o espaço do CDAH nos seus diferentes aspectos, mas principalmente na monitorização ambiental e nos agentes biológicos presentes. Ao longo do estágio foram recolhidos os dados respeitantes a estes dois pontos e analisados, resultando daí conclusões elucidativas que nos ajudam a definir estratégias de Preservação, Conservação e Restauro. Em segundo lugar, são analisados dois espólios distintos: o Espólio Fotográfico Francisco Oliveira e as Actas da Câmara Municipal de Portimão. São realizadas as avaliações do estado de conservação e acondicionamento dos documentos e é proposto um tratamento de Conservação, Restauro e Acondicionamento para cada uma delas. O objectivo da recolha destes dados é elaborar um Projecto para um Laboratório de Conservação e Restauro de Documentos Gráficos nos espaços adjacentes ao CDAH para se poderem realizar da melhor forma os tratamentos propostos e para que existam todos os equipamentos, materiais e produtos imprescindíveis à Preservação do importante espólio documental aqui depositado.
- A AnunciaçãoPublication . Gordo, Ana Rita Calcado Gonçalves; Rêgo, Carla; Tojal, NazaréO presente relatório refere-se ao estudo e conservação da pintura sobre madeira do século XVI, A Anunciação, pertencente ao Museu de Artes Decorativas Portuguesas, efectuado no âmbito do estágio para obtenção do grau de mestre em conservação e restauro, com especialização no perfil de património móvel, em pintura de cavalete. Os objectivos do trabalho foram o estudo da pintura para tentar dissipar dúvidas sobre a sua autoria e a intervenção de conservação a fim de estabilizar os materiais constituintes. Apresentam-se fundamentos teóricos de enquadramento da pintura quer na história, quer na história da arte portuguesa bem como a sua leitura iconográfica. A descrição e avaliação do estado geral de conservação da pintura e os métodos de exame auxiliares utilizados para obter informações sobre os materiais e técnicas usadas na sua execução são apresentados, tendo sido utilizados; luz rasante, radiação ultravioleta, reflectografia de infravermelhos e radiografia. A definição dos critérios, a proposta e metodologia de intervenção seguidas, assim como a indicação de parâmetros e meios aconselhados a serem seguidos pelo proprietário, para assegurar a manutenção do estado geral de conservação atingido, são também descritos. Vários anexos foram elaborados para melhor esclarecimento das opções, a saber, tabela com a listagem de obras atribuídas ao Mestre da Lourinhã, artigos referentes ao código de ética E.C.C.O. que pautaram a definição dos critérios de intervenção, registos fotográficos efectuados aquando do levantamento de patologias, danos e alterações à vista desarmada e da utilização dos métodos de exame auxiliares acima referidos e, por último, fichas técnicas/segurança, dos materiais utilizados durante a intervenção de conservação. Durante o decorrer deste estágio cumpriram-se os objectivos inicialmente propostos, tendo-se estabilizado os materiais dos estratos constituintes da pintura em questão e, ainda que carecendo de estudos mais aprofundados, arriscamos concluir que a pintura pertence à Escola do Mestre da Lourinhã.
- Painel de azulejos da Quinta NovaPublication . Esteves, Tânia Cláudia Soares e; Triães, RicardoÉ apresentado neste trabalho o estudo e intervenção de conservação e restauro realizado num painel de azulejos de temática figurativa, de estilo barroco, provavelmente do primeiro quartel do séc. XVIII e proveniente do jardim da Quinta Nova, em Matacães, Torres Vedras, Portugal. O avançado estado de degradação do jardim e, consequentemente, do painel de azulejos, motivou o seu levantamento para futura preservação num espaço interior, tendo sido intervencionado no Laboratório de Materiais Cerâmicos do Instituto Politécnico de Tomar. Iconograficamente o painel é composto por três cenas de temática mitológica: a primeira cena sobre Perseu e Andrómeda, a segunda cena sobre Apolo e Dafne, e a terceira cena retrata Eros e a Psique Adormecida, sendo que esta última identificação não é totalmente segura. O seu estudo e diagnóstico deixaram perceber que a barra que enquadra o painel não foi originalmente concebida para este espaço, sendo evidente uma remarcação dos azulejos pelo tardoz e a adaptação posterior da barra. A necessidade urgente de preservação deste painel devido ao abandono do espaço motivou o seu efectivo levantamento. A metodologia de intervenção adoptada teve em conta estas condicionantes de modo a permitir uma boa resposta ao nível da intervenção de conservação e restauro e da sugestão para futuro suporte e exposição do painel. Este trabalho veio colmatar a inexistência de estudos iconográficos sobre o painel e permitiu, através do seu levantamento de um espaço abandonado, garantir a sua preservação através de técnicas de conservação e restauro que respeitaram a sua integridade.
- A imagem editorial do Teatro VirgíniaPublication . Ganhão, Cátia Cristina Rodrigo; Moreira, LuísEste projecto resulta da vontade de melhorar a agenda cultural do Teatro Virgínia, sito em Torres Novas, local onde trabalho desde 2007. Neste momento a agenda é destinada a todos os tipos de público, é emitida trimestralmente e tem a programação ordenada de forma cronológica. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi necessário perceber as necessidades do Teatro ao divulgar um espectáculo e identificar os problemas, que o público sente actualmente ao ter acesso a essa mesma divulgação. Se gosta, se tem dificuldade em perceber algum elemento gráfico e/ou sente necessidade de alguma modificação em termos estruturais. Realizei inquéritos ao público, pesquisei outras agendas de outros Teatros, estudei formatos, cores, tipos de letra e tamanhos... Foi nesse sentido que tentei reformular a agenda cultural, tentei estudar a melhor forma de comunicar cada evento através do tratamento gráfico da informação disponibilizada
- Museu da LevadaPublication . Dias, Yamilet Gomes; Costa, Maria de Lurdes Belgas daEste projecto tem como objecto de estudo um conjunto de edifícios de cariz industrial denominado por Lagares de el Rey, para o qual existe um projecto de reabilitação e de musealização designado por Museu da Levada. Trata-se de um vasto conjunto pré-industrial e industrial, arquitectonicamente singular, composto por uma levada, pelos diversos canais de comunicação da levada com o rio Nabão e respectivas comportas, bem como um conjunto de interessantes edificações, que irão ser alvo de cuidada recuperação. Através de um conjunto de estudos que incluirão a caracterização arquitectónica, histórica e construtiva; os levantamentos geométrico, fotográfico e de inspecção visual; o registo das anomalias do edifício, será possível efectuar um diagnóstico das anomalias estruturais e não estruturais, que conduzam à definição de uma estratégia de intervenção pouco intrusiva, que permita o apreço pela história deste complexo edificado, respeitando os princípios da reversibilidade e compatibilidade construtiva.
- Kit didáctico Ball and BeamPublication . Gonçalves, Pedro Henriques Ferreira; Coelho, Paulo M. M.Neste trabalho é apresentado um kit didáctico ball and beam totalmente construído no Instituto Politécnico de Tomar, para aplicar nas aulas de Controlo da Instituição. Para cumprir esse objectivo construiu-se de raiz uma estrutura de suporte mecânico. Esta estrutura tem como finalidade apoiar a calha, que é constituída por tubo PVC apoiada num suporte de alumínio. Foi também criado um suporte para o motor DC com uma engrenagem que foi devidamente acoplado ao veio principal para que a calha se pudesse mexer verticalmente. Foram calculadas as relações das engrenagens para optimizar a mobilidade do processo bem como a posição ideal de cada uma das componentes. Por meio de um DAQ é possível capturar os sinais de todo o processo que são enviados por fios de alta impedância e potenciómetros multivoltas. É também através desse DAQ que são enviados para o circuito de drive do motor, para que este ajuste o PWM em função da posição da bola, ou que inverta a rotação de maneira a que vire para a esquerda ou apara a direita. Foi usado o Simulink® da Matlab com a toolbox de DAQ’s para controlar o processo e para numa fase prévia testar o modelo. O circuito é alimentado por apenas uma fonte de alimentação que alimenta a drive do motor, os fios resistivos e o potenciómetro. O DAQ é alimentado pelo interface externo USB do computador. Os modelos de controlo foram feitos de raiz e optimizados para o processo construído.
- Gravuras Rupestres do AlagadouroPublication . Silva, Jonathan Sousa da; Giraldo, Hippolito Collado; Oosterbeek, LuizO complexo de arte rupestre do vale do Tejo é constituído por milhares de gravuras, destacando-se como um dos maiores conjuntos de ar rupestre ao ar livre da Europa. Estas gravuras permitem-nos ter acesso à visão que os seus criadores tinham do mundo através, sobretudo, da sua religiosidade. Perdido para sempre sob as águas agitadas do tejo, este tesouro sobrevive hoje graças à acção de um grupo de investigadores que salvaguardou a sua memória com a ajuda de moldes de látex, permitindo que, ainda hoje, possa ser estudado. A ausência de informação completa, passados 40 anos da descoberta dos painéis, faz crescer a fascinação e o desejo de saber mais. O estudo dos moldes da estação do Alagadouro insere-se na necessidade de realizar um corpus das figuras do complexo, mas também de perceber os factores e riscos de degradação destes mesmo moldes e explicar um pouco qual é verdadeiramente o trabalho realizado pelo investigador em arte rupestre, sendo por isso um trabalho de recolha de dados, mas também de conservação.
- Degradação biológica e física do edifício da sacristia incompleta do Convento de CrestoPublication . Silva, Renata Brites Pereira; Mateus, Dina; Coroado, JoãoA pedra é um dos materiais de excelência para a construção de monumentos e obras de arte, porém sofre, inevitavelmente, processos de degradação que conduzem à perda de património histórico e cultural. Os microrganismos desempenham um papel primordial na alteração da rocha dos monumentos, interagindo com o próprio substrato e com factores externos em processos de carácter químico e físico. Para estabelecer estratégias de conservação e limpeza dos substratos pétreos urge que se conheçam os factores envolvidos na sua degradação. Neste projecto, fez-se uma caracterização dos microrganismos presentes em seis amostras retiradas por swabbing das paredes da Sacristia Incompleta do Convento de Cristo, em Tomar, recorrendo a técnicas de microbiologia clássica. Em seguida, utilizaram-se discos de papel embebidos em diferentes biocidas para avaliar a eficácia relativa dos mesmos através dos halos de inibição que provocam em placas de crescimento dos isolados bacterianos e fúngicos. Para as bactérias testaram-se dois biocidas: Biotin T e Cloreto de Benzalcónio e, para os fungos, os mesmos dois produtos e, ainda, um aditivo para tintas com poder algicida e fungicida fabricado pela Dyrup. Verificou-se que existe uma grande variedade de microrganismos presentes nas amostras, com incidência nas zonas mais protegidas e que os biocidas actualmente em uso têm diferentes eficácias de acordo com o tipo de microrganismo que coloniza a pedra: o Cloreto de Benzalcónio é mais eficaz com os isolados bacterianos, enquanto que o Biotin T apresenta melhores resultados no caso dos isolados fúngicos. Desta forma, conclui-se que, antes de estabelecer uma estratégia de conservação e limpeza dos monumentos é necessário caracterizar cuidadosamente os factores que influem na sua degradação, a fim de escolher o método mais eficaz.
- Estudo da cor e de argamassas de revestimento de edifícios do Centro Histórico de TomarPublication . Carvalho, Carolina Ribeiro de; Coroado, João; Salvador, Fernando SanchezOs revestimentos de edifícios antigos assumem grande importância nos conjuntos urbanos históricos. Eles revelam os gostos e técnicas usadas no passado, sendo determinantes para o estado de conservação e estética dos edifícios. Simultaneamente, as cores e texturas dos materiais empregues na sua execução, reflectiam as características regionais, resultando numa identidade própria de cada local. A caracterização dos materiais e tecnologias empregues nos revestimentos, é desta forma essencial para se obter um registo dos métodos usados nos edifícios antigos, mas também um contributo determinante para as metodologia a serem empregues em intervenções de Conservação e Restauro futuras. Para a realização deste estudo, foram seleccionados dezassete edifícios enquadrados no Centro Histórico de Tomar. A leitura das diferentes camadas de cor dos paramentos dos edifícios, foi executada por espectrofotometria de luz visível e a fotografia digital. Relativamente à caracterização das argamassas de reboco, foi obtida através de dissolução ácida das amostras, análise granulométrica, Difracção de raios X (XRD) e Espectrometria de Fluorescência de raios X. Concluiu-se que as cores mais comuns nos paramentos dos edifícios seleccionados eram o branco, amarelo, vermelho, rosa, azul e cinzento. Quanto às argamassas de reboco, determinou-se que a proporção de ligante/agregado era bastante semelhante (1:2 ou 1:3), com algumas excepções em que a quantidade de agregados era superior. Em todas as amostras, concluiu-se que o ligante usado era de natureza aérea, visto não terem sido detectados compostos de natureza hidráulica. A natureza dos agregados é maioritariamente siliciosa, salientando a presença de Óxidos de Ferro, responsáveis pela coloração avermelhada das argamassas.