CI - FBB - Fundação Bissaya Barreto
Permanent URI for this community
A Fundação Bissaya Barreto é uma instituição particular de solidariedade social de utilidade pública, sedeada em Bencanta, Coimbra. Prossegue, desde a sua criação, em 1958, o objetivo de dar continuidade à Obra Social criada e legada pelo patrono, Fernando Bissaya Barreto, ilustre médico e professor universitário que, na região centro do país, edificou e orientou alargada rede de organismos assistenciais, educacionais, formativos e culturais, num exemplo de ímpar visão e empreendedorismo social.
Nos termos dos estatutos em vigor, a Fundação tem por objetivo contribuir para a promoção da população da região centro, através do propósito de dar expressão organizada ao dever de solidariedade e de justiça social entre os indivíduos, podendo, todavia, vir a estender-se a outras localidades do País, por deliberação do Conselho de Administração. (art.º 2º) e propõe-se a apoiar, promover e realizar atividades nos âmbitos Social, Educação, Saúde, Cultura, Formação Profissional e outros que venham a tornar-se possíveis e necessários desde que respeitem a obra e o espírito do fundador. (art. 3º).www.fbb.pt/Browse
Browsing CI - FBB - Fundação Bissaya Barreto by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 73
Results Per Page
Sort Options
- "Os Projectos de Vida dos Idosos Institucionalizados"Publication . Ribeiro, Lígia Raquel Cruz Brinca; Pimentel, LuísaA presente pesquisa teve como principal objectivo perceber se a institucionalização compromete os Projectos de Vida dos Idosos e se estes reconhecem a necessidade de os redefinirem. Tentamos, ainda, perceber quais os factores que intervêm na (re)construção desses projectos de vida. Focalizamos a investigação na perspectiva do próprio idoso, tendo em conta o contexto em que surgiu a institucionalização e quais as mudanças provocadas; as características pessoais do próprio idoso; as mudanças na sua estrutura relacional e também a dinâmica da própria instituição. Optou-se por realizar um estudo qualitativo, utilizando-se uma estratégia de investigação intensiva visto que constitui objectivo da mesma analisar em profundidade as características, opiniões e modos de vida dos idosos institucionalizados e não alargar os resultados ao todo da população. Deste modo, privilegiou-se uma abordagem directa dos indivíduos seleccionados, através da entrevista semi-estruturada. Realizaram-se oito entrevistas distribuídas pelas três instituições particulares de solidariedade social sem fins lucrativos com valência de Lar de Idosos do concelho de Santa Comba Dão. Os principais resultados do estudo revelam que com a institucionalização a vida dos idosos sofreu alterações, principalmente no que respeita à forma como vivenciam o seu quotidiano. Deixaram as suas casas e com elas a vida que sempre levaram até entrarem para o lar. O contexto da institucionalização, a dinâmica institucional, as características pessoais e os processos relacionais, na generalidade dos casos estudados, influenciam a forma como cada idoso vivencia o seu presente e pensa o seu futuro. Verificou-se que a maioria dos idosos fala do seu presente com saudade do passado e noque respeita a objectivos para o futuro, os idosos referem não os estabelecerem, a não ser os que se podem concretizar no imediato. A grande expectativa face ao futuro, apresentada pela maioria dos idosos, é "viver o melhor possível o tempo que lhes resta até à chamada de Deus".
- A Avaliação da Eficiência nos Municípios Portugueses: uma abordagem interna de indicadores de gestãoPublication . Almeida, Carla Sofia NunesA presente dissertação centra-se na avaliação da eficiência nos municípios portugueses. A eficiência humana relaciona a forma como as organizações usam os seus recursos (inputs) na produção de bens ou serviços (outputs). Apesar de existirem em Portugal alguns estudos sobre a eficiência nos municípios, nenhum aborda a questão dos indicadores de eficiência na perspectiva (micro) dos próprios municípios. Assim sendo, o nosso objectivo foi determinar um conjunto de indicadores, que os municípios considerem ser os mais relevantes para medir a sua eficiência, a partir de indicadores por nós definidos e propostos, atendendo às actividades no âmbito das suas competências. O estudo foi realizado no universo dos 308 municípios portugueses, através do envio de um questionário, que pretendia recolher informação, fundamentalmente sobre o grau de importância que os municípios atribuíam a cada um dos indicadores de eficiência propostos ou a indicação de outros; aferindo também sobre o uso de indicadores de gestão pelas entidades respondentes. Usando uma metodologia de Análise Factorial, o estudo seleccionou um conjunto de indicadores das áreas da Segurança e Ordem Públicas; Educação; Segurança e Acção Sociais; Ordenamento do Território; Saneamento, Abastecimento de Água, Resíduos Sólidos e Protecção do Meio Ambiente e Conservação da Natureza; Cultura; Desporto, Recreio e Lazer; e Transportes e Comunicações, que se podem considerar como uma estrutura adequada para a avaliação da eficiência dos municípios, numa perspectiva interna. Por outro lado, concluímos também que para a maioria dos indicadores resultantes da Análise Factorial, o grau de importância que os municípios lhes atribuiram não difere em função da dimensão do município (em termos de população, valor total do orçamento ou área geográfica), da região onde se localiza o município, do facto de usarem ou não de indicadores de gestão, ou de eficiência propostos, ou mesmo do cargo/categoria profissional do respondente ao questionário.
- Estudo do Conflito numa Equipa de Saúde: O Caso da Equipa de Enfermagem do Serviço de UrgênciaPublication . Jesus, Liliana Margarida Mendes; Vasconcelos, Maria de Lourdes VenâncioPortugal tem em curso a reforma da Administração Pública em que a gestão de recursos humanos se assume como um pilar fundamental. O peso da pasta da saúde e, em particular dos hospitais no orçamento do Estado e na despesa pública, legitima a necessidade de reconsiderar os seus modelos de organização, os métodos de gestão e as regras de funcionamento. No quotidiano organizacional, o conflito paira, podendo tornar-se num enigma difícil de gerir. Entender o conflito em todas as suas vertentes é fulcral para todos aqueles que o vivenciam, independentemente da posição que ocupam na organnização. Os enfermeiros são um grupo profissional que no seio da organização hospitalar, assumem um papel preponderante na prestação dos cuidados de saúde. Entendemos ser pertinente estudar "O Conflito numa Equipa de Saúde: o Caso da Equipa de Enfermagem do Serviço de Urgência". Formulámos os seguintes objectivos: identificar os tipos de conflito existentes e as estratégias utilizada pelo grupo profissional de enfermagem para os gerir num Serviço de Urgência de um Hospital Central da Região Centro; analisar como o tipo de conflito e as estratégias se relacionam com as características sócio-demográficas e profissionais deste grupo de profissionais de saúde e correlacionar o tipo de conflito com as estratégias adoptadas. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal e descritivo. Foi realizado num Hospital Central da Região Centro e os dados foram recolhidos de Fevereiro a Abril de 2007. Os resultados obtidos evidenciaram que o tipo de conflito intragrupal que prevalece é o Conflito de Tarefa e a estratégia de gestão de conflitos mais utilizada é a Colaboração/Integração, sendo a Competição/Domínio a menos adoptada. Verificámos também, que existem diferenças estatisticamente significativas entre algumas características sócio-demográficas e profissionais, o tipo de conflito e as estratégias de gestão de conflito.
- O Funcionamento das Unidades de Saúde Familiar (USF) em PortugalPublication . Santos, Patrícia Alexandra Duarte Gonçalves dos; Marques, Maria da ConceiçãoA qualidade dos serviços de saúde depende em grande parte da percepção que os utentes têm da forma como lhes são prestados os cuidados de saúde. Neste sentido, qualquer estudo que tenha por base aferir a qualidade de um serviço prestado tem de utilizar instrumentos de medição da satisfação do cliente, nomeadamente inquéritos junto destes. Através da pesquisa bibliográfica analisam-se as reformas havidas nos Cuidados de Saúde Primários. a nível nacional e internacional, o papel que o controlo das despesas públicas assumiu na necessidade de mudanças na atribuição do financiamento e o subsequente aparecimento das agências de contratualização como reguladoras da atribuição deste financiamento. O objectivo deste estudo foi tentar perceber, no decorrer da reorganização do modelo de prestação de cuidados de saúde primários, com enfoque na criação das Unidades de Saúde Familiar, se os utentes tiveram ou não percepção das alterações ocorridas e a influência destas na melhoria dos serviços prestados.
- As Implicações da Gestão do Valor Público no Sector Público do TurismoPublication . Amado, Ana Lúcia Rodrigues; Melo, António Barbosa deAo longo dos tempos diversos têm sido os modelos de administração e de gestão pública adoptados pelos países e suas entidades governamentais, decorrentes das mudanças que se fazem sentir nas sociedades. Desde o modelo burocrático de Weber, passando pela Nova Gestão Pública até mais recentemente, à Gestão do Valor Público, diversas são as teorias. O turismo é directamente afectado por estes modos de actuação da administração pública, que condicionam as opções estratégicas tomadas por cada país, cada área, cada destino, sempre com vista ao desenvolvimento sustentável. Cada vez mais a sustentabilidade turística é eleita como ferramenta crucial para o desenvolvimento turístico das regiões. Sustentabilidade implica harmonização de intervenções, articulação de interesses numa abordagem conjunta e integrada, um acompanhamento constante das actividades, uma capacidade de resposta rápida às adversidades que surgem. O turismo enquanto área transversal a muitos outros sectores implica um planeamento sustentável reforçado. Ainda que o turismo seja um sector cuja actividade privada é dominante, importa que a parte que diz respeito à administração pública seja pautada por modelos de gestão que visem o alcançar da sustentabilidade. Só assim será possível que o sector turístico alcance resultados económicos, sociais e culturais que conduzam ao desenvolvimento regional, nacional e mundial.
- A Nova Lei das Finanças Locais e Suas Repercussões na Gestão MunicipalPublication . Mendes, Sara Sofia Correia; Martins, AntónioA reforma do regime de financiamneto dos municípios portugueses tornou-se um imperativo e uma necessidade. Num contexto nacional de cumprimento dos critérios estabelecidos no Pacto de Estabilidade e Crescimento no âmbito da União Económica e Monetária, e num contexto local em que, no âmbito da actuação dos municípios, se têm verificado significativas alterações como o reforço das suas competências e o crescimento do sector empresarial local, a nova Lei das Finanças Locais é hoje o instrumento nuclear de gestão e controlo de uma grande fatia dos dinheiros públicos. Apesar da actual Lei das Finanças Locais ser o eixo central, não é peça única. No seu conjunto, todos os diplomas legais entretanto aprovados que tiveram como finalidade a reforma do financiamento das finanças locais, pretenderam principalmente acautelar a autonomia financeira, reformar a participação dos municípios nos impostos do Estado, clarificar as relações financeiras dos municípios com as entidades do sector empresarial local, reformular os limites ao endividamento municipal e reforçar os mecanismos de informação e controlo. De uma forma genérica entende-se que a nova Lei das Finanças Locais alterou alguns dos referidos aspectos. No entanto, aguarda-se que o tempo demonstre se objectivos como a descentralização, a renovação e credibilização do poder autárquico e democracia local, a sustentabilidade das finanças locais, a coordenação entre os vários níveis de governo ou mesmo diminuição do peso a receita decorrente do imobiliário se concretizarão realmente.
- Liderança e modelos de gestão em contexto escolarPublication . Bernardes, Marta Sofia Oliveira; Martins, António
- A Contribuição das Freguesias para a divulgação da Sociedade da Informação e do Conhecimeto: Estudo do caso das Juntas de Freguesia da área do Concelho da Figueira da FozPublication . Marques, Ana Isabel Viegas Baptista; Ferreira, Maria JoãoA Sociedade da Informação e do Conhecimento está directamente relacionada com os benefícios do uso da Internet, através da qual a informação é disponibilizada a todos os sectores da sociedade, desempenhando um papel nuclear em todo o tipo de actividades humanas. As redes digitais de informação têm um impacto fundamental ao nível do bem-estar social, face ao leque de oportunidades oferecidas pela economia digital e pelas novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC), com impactos profundos em vários domínios, nomeadamente, no trabalho, na cultura, na educação, no saber, na saúde, no lazer, e no aumento da qualidade e eficiência dos serviços públicos. Embora sejam inegáveis os seus benefícios, é importante referir que à semelhança da difereneça de classes da sociedade industrial, a actual Sociedade da Informação e do Conhgualcimento gera igualmente divisões entre aqueles que tem acesso às TIC, e aqueles que o não têm, nem tenham capacidade para dele usufruirem. É, pois, de extrema importância garantir a coesão digital, possibilitando o acesso e uso das TIC a todos os cidadãos, desenvolvendo para tal políticas específicas para os cidadãos de risco. Cabe ao Estado o papel social de evitar esta info-exclusão, mediante a aplicação de medidas dirigidas à população em risco. Estas deverão poder ser aplicadas pelos órgãos governamentais mais próximos da população-alvo. A Freguesia é o organismos do estado mais próximo do cidadão, que tem como missão a prossecução dos interesses próprios das populações respectivas. Neste contexto, esta dissertação tem como objectivo verificar até que ponto os eleitos das Juntas de Freguesia consideram a inclusão na Sociedade da Informação e do Conhecimento (SIC) como forma de proporcionar uma qualidade de vida e uma inserção completa dos cidadãos na sociedade global, contemplando esta medida nas duas prioridades políticas.
- O stress nos profissionais de saúde: O caso das Equipas de Enfermagem num Hospital ComumPublication . Gomes, Regina Maria Lopes; Vasconcelos, Maria de Lourdes VenâncioA presente dissertação tem como objectivos identificar o nível de stress existente nos grupos de profissionais de enfermagem do Centro Hospitalar de Coimbra, identificar as situações indutoras de stress e, finalmente as estratégias utilizadas por estes grupos de profissionais de saúde para lidar com situações de stress. Os resultados obtidos estão de acordo com os estudos já realizados nesta temática, verificando-se que os níveis de stress variam em função do serviço, da idade, do género, do tempo de exercício de funções, do tempo de permanência no mesmo serviço e do regime de horário laboral. No âmbito deste estudo foram identificação os factores de stress dominantes e as estratégias de coping mais utilizadas.
- O apoio social e as estratégias de coping na qualidade de vida do insuficiente renal crónico idosoPublication . Santo, Manuela do EspíritoEstudo estudo teve como objectivo explorar e analisar a correlação existente entre a qualidade de vida; apoio soial e estratégias de coping e a relação entre algumas variáveis. Foram aplicados vários instrumentos: um Questionário de Dados Sócio Demográficos; as escalas de Apoio Social de Matos e Ferreira (2000); Toulousana de Coping (2005) e a escala de Qualidade de Vida adaptada da versão original SF-36 (Ferreira 2000), a uma amostra de 60 doentes de um centro de hemodiálise de Coimbra, com idades compreendidas entre os 65-95 anos. Os resultados demonstraram a existência de correlação positiva entre a qualidade de vida; o apoio social e as estratégias de coping. Nesta pesquisa os resultados da percepção dos níveis de apoio social e de estratégias de coping foram significativos em idoso casados ou em união de facto, nomeadamente nos que fazem hemodiálise há mais de 2 anos. Observou-se ainda valores significativos nos níveis de coping no grupo com escolaridade e no grupo de idosos doentes renais crónicos que se encontram em lista para transplante. A concretrização do estudo permitiu um reconhecimento da qualidade de vida em idosos hemodialisados que se relaciona com as variáveis apoio social e eestratégias de coping.