Browsing by Author "Yatsenko, Anastasiya"
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- Dança como Intervenção Terapêutica no Adolescente com Perturbação do Comportamento AlimentarPublication . Yatsenko, Anastasiya; Lopes, Joaquim Manuel de OliveiraO presente relatório é consequência de desenvolvimento de um projeto no estágio na área de Pedopsiquiatria no contexto hospitalar e comunitário, que foi realizado com objetivo de desenvolver e consolidar competências comuns de Enfermeiro Especialista (EE) e competências específicas de Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (EESMP). No estágio foi integrado a aplicação do projeto “Dança como Intervenção Terapêutica com Adolescente com Perturbação de Comportamento Alimentar”. Considerando a própria adolescência uma fase de transição desenvolvimental, tanto como as possíveis transições que podem ocorrer nesta etapa de vida, em que o enfermeiro tem um papel de mediar estas transições, o principal modelo teórico em que se sustentou este projeto é a Teoria das Transições da Afaf Meleis. A Teoria do Cuidado Humano da Jean Watson vem sustentar a dança como a intervenção holística de enfermagem, que promove a expressão de sentimentos através da linguagem não-verbal, promovendo a consciência de si e do outro. A intervenção de dança baseada na estrutura, elaborada pela Gabriela Ruth, de 5rithms. Nesta sequência foram desenvolvidas sessões de dança com grupo aberto com adolescentes internados (entre 10 e 18 anos). As sessões dividiam-se em duas modalidades: Grupo indiferenciado, com objetivo inclusivo, com todos os jovens que incluíssem os critérios de seleção; Grupo de Perturbação do Comportamento Alimentar (PCA), com adolescentes situadas numa etapa prévia da participação nas atividades de grupo ativadas. Na comunidade, apenas foi desenvolvida uma sessão com um grupo fechado. Estas sessões foram desenvolvidas com promoção de bem-estar, autoestima, afetividade saudável e relação entre os pares. Na sua globalidade as sessões obtiveram resultados positivos e avaliação positiva dos adolescentes que participaram. Observou-se a melhoria de relação entre pares, consciencialização dos sentimentos e emoções, levando ao maior autoconhecimento.