Browsing by Author "Vieira, Ana Catarina Fernandes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Pensar a brincar: filosofia com e para criançasPublication . Vieira, Ana Catarina Fernandes; Marchão, AméliaO presente relatório final da Prática de Ensino Supervisionada (PES) ilustra o percurso experienciado durante a prática de intervenção na Creche e no Jardim de Infância. O objetivo específico desse percurso focou-se no âmbito da filosofia para/com crianças, abordando os valores e disposições - no que respeita à sala de Creche - e a filosofia na sala do Jardim de Infância. Destaca-se a filosofia para/com crianças em que foram implementadas oportunidades de aprendizagem fundamentadas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar e no programa de Matthew Lipman (FPC), dando resposta ao questionamento e curiosidade do grupo e, assim, estimulando a construção do seu pensamento crítico. Metodologicamente o trabalho teve como base a investigação-ação e foram criadas diversas oportunidades de aprendizagem responsivas aos grupos de crianças e, recolhidas opiniões das crianças e das educadoras sobre o projeto desenvolvido, especificando em particular a importância da filosofia para/com crianças e do aprender a questionar e a usar o pensamento. Esta intervenção nos contextos educativos caracterizou-se por momentos de reflexão e de análise sobre a ação educativo-pedagógica desenvolvida e sobre os dados recolhidos, possibilitando o ajuste do desenvolvimento da ação dentro da sala de acordo com as necessidades das crianças, ao longo das semanas. Conclui-se que a criança deve participar ativamente no processo educativo e que a promoção de oportunidades de aprendizagem situadas na linha de um programa de filosofia para/com crianças a ajudam a compreender a necessidade de questionar e de pensar sobre o que a rodeia.