Browsing by Author "Valente, Fernando"
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- Capital humano e desempenho das spin-offs académicasPublication . Valente, Fernando; Dominguinhos, Pedro; Dantas, José GuilhermeAs spin-offs académicas (ASO) são um fenómeno complexo, multidimensional, de elevado risco e cuja sobrevivência e desempenho são influenciados por fatores de natureza distinta. Entre a fase de investigação e a entrada no mercado têm que enfrentar uma grande diversidade de desafios e de riscos entre os quais um dos mais importantes é assegurar os recursos adequados para o seu desenvolvimento. Este artigo analisa a influência do capital humano das equipas de fundadores no desempenho das ASO, constructo multidimensional que integra nove fatores relacionados com a qualificação, formação, experiência e dimensão das equipas. Através de uma combinação de dados recolhidos por questionário em 42 spin-offs portuguesas criadas entre os anos de 2005 e 2008, foram testadas oito hipóteses. Os resultados permitiram encontrar suporte empírico para a correlação positiva entre o capital humano das equipas de fundadores e o desempenho das ASO nos anos iniciais após a sua criação.
- Ecossistemas empreendedores e criação de empresas: o caso do projeto EDP-SementePublication . Costa, Teresa; Teixeira, Nuno; Valente, Fernando
- Ecossistemas empreendedores: estudo de casoPublication . Valente, Fernando; Dantas, José; Brito, Mónica Morais deThe promotion of conditions that stimulate the emergence of new companies, support their rapid growth and their innovative capacity has been deserving special attention from several public and private entities. This interest is based on the expectation of business and social regeneration and the economic growth of the regions where these new companies are created. The conditions for its formation and growth depend on a set of actors who often include universities, investors, incubators, public entities, among others. Academically speaking, this finding culminated in an emerging approach of the entrepreneurial ecosystem which focuses on understanding how contexts affect entrepreneurship. This article aims to understand the relationship between entrepreneurship and the entrepreneurial ecosystems, and how these phenomena attempt to explain the creation of new companies. The main objective of this article is to explain how different configurations of the ecosystem (Coimbra and Sines) produce results with its own specificities and characteristics.
- Empreendedorismo e desenvolvimento regional: o caso “DNA Cascais”Publication . Valente, Fernando; Dantas, José; Dominguinhos, PedroOs conceitos de empreendedorismo e desenvolvimento regional são pouco consensuais, em termos académicos. Pretendemos, por isso, através da revisão da literatura, contribuir para a sua clarificação, escalpelizando, ainda, a sua interdependência. O objetivo central deste artigo é a descrição e análise do caso “DNA Cascais”, que coloca na prática a interligação entre o empreendedorismo e o desenvolvimento local, ao mesmo tempo que se discutem as razões porque se pode considerar um exemplo de boas práticas no plano nacional e até internacional. A DNA Cascais é uma agência de promoção e desenvolvimento do empreendedorismo em geral, dirigida ao concelho de Cascais, que incide particularmente no empreendedorismo jovem e no empreendedorismo social. No que respeita ao âmbito de atuação, além de todos os serviços de apoio conducentes à criação de empresas, importa realçar a educação para o empreendedorismo, incidindo sobre os jovens (a idade é crítica para a aquisição/alteração de valores) e sobre os professores. A sigla DNA (Desenvolvimento de Novas Atitudes) reflete o carácter multifacetado da sua intervenção remetendo não apenas para os resultados (criação de empresas), mas muito particularmente para o processo (formação, apoio e mitigação de riscos). A sua criação teve duas motivações: a primeira relacionada com uma falha de mercado no apoio a empreendedores e, a segunda, com a necessidade de dar resposta a níveis de desemprego elevados, especialmente entre os jovens. O principal fator diferenciador do DNA é constituir uma resposta integrada à problemática do empreendedorismo, denominado “ecossistema empreendedor”, premiado em termos nacionais e europeus e que será devidamente detalhado. Os resultados dos diferentes projetos revelam já um impacto significativo no desenvolvimento local não só pelo número de actores locais envolvidos, mas também pelos resultados das empresas criadas, que permitem antever já o retorno do investimento realizado e, ainda, pela visibilidade do projecto tanto a nível nacional como internacional. Trata se, pois, de um caso ilustrativo da relação entre empreendedorismo e desenvolvimento local, em que se aposta na concretização de ideias da população local e na criação de uma atitude mais favorável ao empreendedorismo, atuando sobre os valores da população mais jovem que, além dos resultados já alcançados, presumimos terá repercussões significativas a médio/longo prazo. Palavras chave: empreendedorismo, desenvolvimento local, ecossistema empreendedor, criação de novas atitudes
- Empreendedorismo estilo de vida: uma realidade diferente?Publication . Valente, FernandoAs motivações possuem um papel central na criação de novas organizações. Tradicionalmente, as razões apontadas na literatura para se iniciar um novo negócio têm, maioritariamente, uma natureza económica. Mais recentemente, diversos autores referem que algumas pessoas decidem criar novos negócios por motivos de realização pessoal. São identificadas como empreendedores estilo de vida. Os objetivos deste artigo são perceber quais são as motivações mais importantes dos empreendedores estilo de vida e a sua relação com os fatores que estão na base da avaliação de sucesso que o empreendedor faz da sua atividade. Para responder a estes objetivos, adotou-se uma metodologia qualitativa com recurso ao estudo de caso. A análise dos casos sugere que este tipo de empreendedores são motivados, em primeiro lugar, pela vontade de viver de determinado modo e avaliam o seu sucesso com base no alcance desse objetivo, sem descurar a sustentabilidade económica, ambiental e social das suas empresas.