Browsing by Author "Torres, Mariana Coutinho Dinis"
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- Os eventos como estratégia de marketing experiencial das marcas: o caso dos festivais de música em PortugalPublication . Torres, Mariana Coutinho Dinis; Trindade, Pedro Alves; Gustavo, Nuno SilvaPerante um mercado em constante mudança, incrivelmente competitivo, no qual os canais de comunicação se encontram massificados e os consumidores são constantemente bombardeados com todo o tipo de informações, os profissionais de marketing sentem a necessidade de reinventar as suas estratégias de atuação. Com esta necessidade surge a inevitabilidade de envolver a vertente emocional do consumidor, com o intuito de comunicar e aplicar ferramentas de marketing sensorial e experiencial. A presente dissertação pretende reconhecer a importância do marketing sensorial. Tendo como objetivo compreender como os festivais de música em Portugal podem gerar grandes níveis de satisfação aos seus participantes. Durante a revisão bibliográfica, foram abordados os conceitos mais relevantes no âmbito do turismo, marketing, dos eventos e do comportamento dos consumidores, passamos ao estudo do caso dos festivais de música em Portugal. Como também os intervenientes-chave dos eventos tanto a nível da comunicação com os consumidores como da criação de envolvências sensoriais, de modo a garantir uma experiência emocionalmente memorável. Numa segunda fase realizamos um estudo empírico, baseado num inquérito por questionário, com uma amostra de 103 respostas válidas, abrangeu unicamente os consumidores de festivais de música em Portugal, maiores de 18 anos que participaram no último ano e iram participar neste presente em festivas de música. Estudaram-se e comprovaram-se as relações previstas nas hipóteses, nomeadamente, a relação positiva do impacto das experiências no comportamento do consumidor, designadamente, na sua emoção e satisfação e o impacto destas na sua intenção de voltar. Desta forma provamos como uma experiência multissensorial garante a capacidade de influenciar a perceção dos consumidores em relação à marca do evento e a obter reações psicológicas e comportamentais desejadas, sendo que, os festivais de música são provedores de altos níveis de prazer. No final prova-se que se encontram intrinsecamente envolvidos com a emoção, fantasia e todos os aspetos multissensoriais do ser humano que de alguma forma refletem os desejos hedonistas dos que neles participam. São a ferramenta eficaz de promoção, gestão de lealdade e amor às marcas.