Browsing by Author "Teixeira, Fernando"
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- O Alcoolismo, a família e as representações sociaisPublication . Teixeira, FernandoAs repercussões familiares surgem com as alterações comportamentais induzidas pelo álcool nos diferentes órgãos e sistemas e de forma notória a nível do SNC. Como nos diz Lantandresse (2008) a doença alcoólica não afeta apenas o doente alcoólico, mas toda a sua envolvência familiar. Este processo, leva a que os critérios de codependência se vão estabelecendo (Timmen & Michael, 1994) o que implica uma abordagem diferenciada do isolamento. O estudo pretende avaliar a eficácia de uma intervenção educativa em consulta de grupo, na melhoria da qualidade de vida de doentes alcoólicos com complicações gastrenterológicas, com a integração da família ou cônjuge. O estudo comparativo tipo caso-controlo, partiu de uma identificação dos utentes triados através da aplicação do CAGE e do SADD. Os que se revelaram positivos para os dois questionários, aceitaram participar voluntariamente e ainda cumpriam os critérios de inclusão foram inseridos em consulta de grupo semanal, com uma duração de 60’, foram alvo de intervenção educativa alicerçada no método FRAMES e no modelo Freire ano. Este grupo caso é aberto no seu funcionamento e integra familiares ou pessoas significantes. Os restantes utentes que se revelaram positivos mas não aceitaram integrar a consulta foram inseridos no grupo de controlo. Em ambos os grupos foi aplicado o SF36 a cada 6meses de acompanhamento e ate aos 18meses, como instrumento de avaliação da qualidade de vida. Os resultados preliminares apresentam uma variação entre os 22 e os 70 anos, com predomino do género masculino, cujo grau de dependência em relação ao álcool variava entre o moderado e o pesado (SADD). Os ganhos em saúde parecem ser mais significativos nos que têm apoio da família e integraram o grupo alvo de intervenção educativa.
- Virtual Reality Gaming in Rehabilitation after Musculoskeletal Injury—User Experience Pilot StudyPublication . Gouveia, Bruna R.; Gouveia, Élvio Rúbio; Campos, Pedro; França, Cristiano S.; Rodrigues, Louis M.; Martins, Francisco; França, Cíntia; Gonçalves, Frederica; Teixeira, Fernando; Ihle, AndreasThe purposes of this study were twofold: (1) to describe a new technological solution for the rehabilitation of musculoskeletal injuries based on virtual reality (VR) gaming, and (2) to analyze the variation in rated perceived exertion (RPE) and heart rate (HR) of the participants when undergoing a rehabilitation session based on different VR games. Thirty-seven participants aged 23.7 ± 7.0 years tested during five customized VR games to provide a complete rehabilitation session after a musculoskeletal injury. The results of the Friedman test indicated a statistically significant difference in RPE scale and HR across the five VR games throughout a complete rehabilitation session (χ2 (4, n = 35) = 75.59; p < 0.001 and χ2 (4, n = 35) = 27.75, p < 0.001, respectively). RPE and HR increased significantly from Game 1 to Game 2 (z = −5.16, p < 0.001), from Game 1 to Game 3 (z = −5.05, p < 0.001), from Game 1 to Game 4 (z = −4.87, p < 0.001), and from Game 1 to Game 5 (z = −3.61, p < 0.001). Moreover, the results showed a high perceived usability of the system, greater intrinsic motivation to perform the rehabilitation exercises, a high level of immersion, and a good experience in the VR gaming environment. Our study stimulates extended intervention programs following-up on this immersive virtual reality rehabilitation system to support soccer players recovering from musculoskeletal injuries.