Browsing by Author "Teixeira, Andreia de Almeida"
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- Diagnóstico e Gestão Estratégica de uma empresa da área do CateringPublication . Teixeira, Andreia de Almeida; Rkibi, TawfiqO tema da higiene e qualidade é cada vez mais importante no mundo atual. As empresas de catering têm que seguir certos requisitos e normas europeias para operar no mercado e têm cada vez mais concorrentes, o que as leva a ter que implementar novas técnicas para se distinguirem no mercado. A exigência pelas normas de higiene e qualidade no catering tem aumentado, tornando este setor bastante exigente. Este projeto realizado no âmbito do trabalho final de curso, refere-se à análise da gestão da higiene e qualidade na indústria do catering, aplicado à empresa XPTO. O objetivo deste projeto é perceber como funciona a gestão da higiene e qualidade no catering e se as normas legais são aplicadas e como são aplicadas nas empresas portuguesas, utilizando como caso de estudo uma empresa real. Os métodos utilizados neste projeto, consistem numa pesquisa bibliográfica e exploratória na procura de normas europeias de gestão da qualidade e higiene nas organizações de catering (APCER 3002, APCER 3006, ISO 22000, ISO 9001, FSSC 22000, IFS Standards, IFS Food, Codex Alimentarius e HACCP) e utilizando como motores de investigação, a internet (sites como Scielo, Google Scholar, B- On, sites de empresas), livros de autores, teses e doutoramentos. Após o diagnóstico da empresa, foi possível determinar os seus pontos críticos que são a pouca autonomia em relação ao grupo, pouca visibilidade no mercado e pouca diversidade de produtos/serviços oferecidos. Para combater estes pontos críticos, foram desenvolvidas algumas estratégias que se baseiam em investimento de marketing, na aquisição de novas tecnologias para a área produtiva a fim de reaproveitar o espaço de produção, diversificar alguns dos seus produtos e serviços oferecidos de forma a chegar a um maior número de clientes, alterar o seu segmento alvo de forma a conseguir chegar a mais possíveis clientes e criar novas parcerias. A análise da empresa e da bibliografia realizada, sugere que se a empresa optar por instaurar algumas das estratégias descritas, pode combater os seus pontos críticos e distinguir-se no mercado.