Browsing by Author "Teixeira, Ana Cristina"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Feedback escritoPublication . Teixeira, Ana Cristina; Pinto, JorgeEste estudo tem por objetivo uma reflexão sobre a importância do feedback escrito na aprendizagem dos alunos, nomeadamente no modo como este deve ser escrito possibilitando uma melhor compreensão por parte dos alunos e o comprometimento destes na superação das suas dificuldades. Procura-se ainda perceber a interpretação que o professor faz do erro ou da dificuldade do aluno e a produção do feedback respetivo. Assim, tomando como ponto de partida as principais dificuldades que iam emergindo nalguns trabalhos no quotidiano da sala de aula em matemática formulei a seguinte questão orientadora deste estudo: De que modo o uso do feedback escrito em tarefas matemáticas contribui para ajudar os alunos a superarem as suas dificuldades? Uma vez que o foco deste trabalho estava relacionado com a análise e compreensão da prática num determinado contexto específico, o tipo de estudo usado seguiu os princípios da investigação-ação: A recolha de dados foi concretizada através das observações, entrevistas e análise documental das tarefas matemáticas concretizadas pelos alunos e respetivos feedbacks. Da análise dos dados foi possível concluir que os feedbacks escritos se demonstraram benéficos e um suporte auxiliar, para que os alunos fossem capazes de corrigir os erros identificados, assim como ultrapassar as suas dificuldades autonomamente. De um modo geral ainda foi possível reconhecer algumas das vantagens patentes na prática de feedbacks escritos, das quais destaco a eficácia desta metodologia enquanto: i) instrumento promotor de aprendizagem em matemática; e ainda ii) como instrumento propício à prática de diferenciação pedagógica.