Browsing by Author "Tavares, Marco"
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- Caracterização dos comportamentos de Liderança e dos Conflitos na Brigada Mecanizada do Exército PortuguêsPublication . Tavares, MarcoO presente Trabalho de Investigação Aplicado incide sobre “Caracterização dos Comportamentos de Liderança e dos Conflitos na Brigada Mecanizada do Exército Português”, sendo que o objetivo geral é o de identificar os comportamentos de liderança que medeiam a gestão dos conflitos comportamentais. Para o estudo foram inquiridos 332 militares da Brigada Mecanizada, onde se inserem-se as seguintes categorias: Capitães, Oficiais Subalternos, Sargentos e Praças. Aplicaram-se os questionários de competências de liderança e o de estilos de gestão de conflitos. Com base nas respostas obtidas nos inquéritos, efetuou- -se o tratamento e a análise estatística com recurso ao programa estatístico, Statiscal Package for Social Sciences (SPSS). Da análise foi possível averiguar que os comportamentos de liderança mais notórios na mediação dos conflitos são: a capacidade para motivar através do exemplo, criar o sentimento de relevância e importância dentro do grupo, reconhecimento de um bom desempenho, a capacidade de antever situações de difícil previsão e de tomarem decisões com coragem e confiança, o facto de possuírem a capacidade de desenvolver nos subordinados um sentimento de união e espírito de corpo; Os Oficiais Subalternos Comandantes, agem como mediador e não como adversário, e procuram apoiar os seus subordinados, na execução das suas tarefas, sem lhes remover a responsabilidade, bem como a procura do entendimento das necessidades, a capacidade para adequar os recursos disponíveis ao cumprimento de objetivos e a capacidade para desenvolver nos subordinados o sentimento de união e o espirito de corpo através de uma comunicação aberta são um conjunto de comportamentos que concorrem para um aumento da colaboração entre os elementos. Quanto aos conflitos ao nível intrapessoal o principal fator é o não funcionamento da hierarquia, a qual deve ser respeitada e serve para transmitir a informação, tanto de cima para baixo, como de baixo para cima. Ao nível interpessoal os principais fatores que originam conflitos são as necessidades não satisfeitas, onde existem Unidades em que os militares não sentem as suas necessidades satisfeitas, e sentem também que não têm o que precisam para exercer as suas funções; o critério de desempenho e recompensas em que os militares não se sentem devidamente valorizados pelo seu desempenho. Conclui-se que deve existir uma troca de informações de uma maneira aberta e honesta entre as partes. Os assuntos devem ser discutidos e resolvidos sendo vantajoso para a organização manter uma ligeira intensidade de conflito, na medida em que este é impulsionador do pensamento inovador e do desenvolvimento organizacional.