Browsing by Author "Sumale, Gouveia Dramane"
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- As redes sociais na estratégia de comunicação das empresas turisticas do Tofo e da Barra (Inhambane - Moçambique)Publication . Sumale, Gouveia Dramane; Reis, João António dosA presente dissertação tem como objetivo principal compreender o contributo das redes sociais na estratégia comercial das empresas turísticas das praias do Tofo e da Barra, no Município de Inhambane (Moçambique), no contexto de um novo paradigma comunicacional constituído pelas redes sociais, integrada na evolução tecnológica baseada na Internet, neste caso pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Este estudo abarcou, numa primeira fase, a pesquisa bibliográfica e virtual para compreender toda a evolução tecnológica no campo das comunicações, os conceitos relativos ao marketing digital e os resultados que a comunicação via Internet tem revolucionado o universo. Para compreender como é que as empresas turísticas do Tofo e da Barra estão a explorar as novas formas de comunicação através da Internet, sobretudo as redes sociais para divulgação e venda dos seus serviços, foi realizado um estudo de campo que consistiu num inquérito aos estabelecimentos de hospedagem e de restauração, bem como às agências de viagem e às entidades governamentais, de modo a aferir o seu grau de engajamento nos processos comunicacionais e de marketing digital. Os resultados alcançados demonstram que a utilização das redes sociais pelas empresas do Tofo e da Barra ainda é limitada, se compararmos com o nível de proveito que se pode colher pela utilização eficiente das TIC modernas, não obstante, algumas destas serem utilizadas por aquelas empresas no território em análise, nomeadamente, os telemóveis e o e-mail, este último com mais incidência. Em termos de resultados, no que diz respeito às entidades governamentais, pode-se afirmar que a DPCTURI e o BAÚ alinham-se aos resultados encontrados ao nível das empresas do Tofo e da Barra, ou seja, aprecia-se uma utilização limitada das redes sociais, utilizando-se outras tecnologias de comunicação como os telemóveis, os telefones fixos e o e-mail para troca de informações diversas sobre processos internos de gestão. Porém, o CMCI apresenta um cenário adverso no que diz respeito à utilização de TIC para o turismo. A vereação de turismo no CMCI apenas utiliza as TIC como telefones e computadores para tramitar processos burocráticos internos para os utentes, e no que diz respeito à divulgação tanto do potencial, assim como do produto turístico, nada se faz. Desta forma, as empresas do Tofo e da Barra, desde as mais pequenas até às maiores desperdiçam a oportunidade soberana de alcance mundial através das TIC disponíveis e, desta forma, perdem a sua competitividade em relação às empresas que estejam conectadas on-line.