Browsing by Author "Sousa, Sandra Maria Ventura de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Análise do papel de gestão do coordenador de estabelecimento em instituições de dimensão diversa: estudo de casoPublication . Sousa, Sandra Maria Ventura de; Bucha, AgostinhoEste estudo tem como principal objetivo analisar o papel de dois Coordenadores de Estabelecimentos (CE) de dimensões diversas, as suas funções, as perceções que os demais intervenientes têm das suas ações e por último, de que forma estas ações promovem a inclusão e a equidade nas escolas. A experiência profissional nesta área foi o mote para a escolha deste estudo, sendo questões que suscitam o interesse pessoal. Este estudo, agora em fase de conclusão, procura responder à questão de partida: “Que importância pode ter o papel do Coordenador de Estabelecimento na gestão de uma organização escolar, propiciando a mudança e o nivelamento social, garantindo uma educação assente em valores de democracia, inclusão e equidade?” A metodologia de investigação utilizada foi o Estudo de Caso, tendo os dados sido recolhidos através de entrevistas semiestruturadas, aos dois CE e ao Diretor do Agrupamento selecionado e através de questionários, realizados online, ao Pessoal Docente e Não Docente, bem como a Pais e Encarregados de Educação. Numa fase seguinte, os dados foram alvo de uma análise de conteúdo, realizada com base numa matriz categorial. A criação de Agrupamentos de Escolas conduziu à necessidade da existência de CE, que in loco representasse a direção nesses estabelecimentos e coordenasse a ação nas escolas, conseguindo motivar toda a comunidade para se atingir determinados objetivos, que hoje em dia não passam só por obter sucesso escolar dos alunos, mas também por garantir que a escola, enquanto instituição seja um local que propicie a mudança e o nivelamento social, garantindo uma educação assente em valores de democracia e equidade. O cargo de CE, consoante as características do estabelecimento em questão, pode exigir diferentes formas de atuação, de liderança e de gestão.