Browsing by Author "Sousa, Fábio Daniel Loureiro de"
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- Large language models nos gabinetes de contabilidadePublication . Sousa, Fábio Daniel Loureiro de; Ribeiro, António Rui TrigoA inteligência artificial tem vindo a ter constantes e progressivos desenvolvimentos desde a década cinquenta do século passado. Através dos grandes volumes de dados disponíveis pela internet e também por melhores capacidades para processar mesmos, proporcionaram o surgimento dos modelos LLM como é o exemplo do ChatGPT. Com o surgimento desta tecnologia disruptiva na sociedade, permitiu revolucionar diversas áreas da sociedade, incluindo também a contabilidade. Uma vez que esta tecnologia é multifacetada, surgiu a ideia de construir um chatbot que contenha os modelos LLM, cuja responsabilidade é auxiliar os contabilistas no processo de interpretação, cálculo e registo contabilístico. Dada a extensão do conjunto de normas contabilísticas, optou-se por abordar apenas NCRF 7 – Ativos Fixos Tangíveis. O desenvolvimento deste trabalho de projeto, teve como objetivo responder à seguinte questão “Será possível automatizar/suportar as atividades dos contabilistas com a utilização de um chatbot baseado em modelos LLM, específico para a área da contabilidade, para responder a questões dos contabilistas que permitam melhorar a sua produtividade?”. Para responder a esta questão foram elaboradas duas revisões sistemáticas de literatura que serviram de suporte para a apresentação do tema proposto para este projeto. A consulta da bibliografia dos artigos foi efetuada na base de dados Scopus. Relativamente à metodologia utilizada para o desenvolvimento do chatbot, foi seguida a metodologia Design Science Research. Esta metodologia foi selecionada para o desenvolvimento deste projeto uma vez que é amplamente aplicada para a construção de artefactos na área dos sistemas de informação. Através dos vários testes realizados ao chatbot, verifica-se que a utilização desta tecnologia nos gabinetes de contabilidade, pode apresentar benefícios na sua utilização, levando assim a uma melhoria na qualidade dos serviços prestados.