Browsing by Author "Sousa, Carla Sofia Sanches"
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- Centro de Inteligência Competitiva: fator estratégico para a competitividade das PME: o caso do setor da bijuteria em Limeira – S.P. – BrasilPublication . Sousa, Carla Sofia Sanches; Anunciação, Pedro; Zambon, António CarlosO crescimento da globalização e o desenvolvimento dos mercados tem vindo a afetar os diversos sectores de atividade económica nos diversos pontos do globo. O lançamento de novos produtos, a inovação tecnológica, os preços competitivos, o desenvolvimento dos transportes e consequentemente a proximidade dos mercados, a filosofia just in time, entre outros fatores recentemente desenvolvidos, têm dado origem a que a concorrência esteja mais próxima apesar das distâncias geográficas registadas. Este incremento da competição à escala mundial aumenta também a incerteza e a volatilidade dos mercados locais, cujos efeitos se fazem sentir de forma permanente nas atividades comerciais desenvolvidas, dificultando as respetivas atividades de gestão. Para esta condição atual da envolvente das organizações económicas, muito têm contribuído os avanços das tecnologias de informação e comunicação que, a diversos níveis têm gerado assimetrias nos mercados. Tecnologia, inovação e diferenciação constituem elementos relevantes a considerar nos modelos de gestão atuais das organizações socioeconómicas, na medida em que impõem escolhas estratégicas mais assertivas. A sociedade atual, designada de informação e de conhecimento, evidencia a informação e o conhecimento como um ativo vital para o desenvolvimento das atividades económicas e das organizações. Assim se compreende que estas privilegiem, cada vez mais, a informação e o conhecimento como fatores críticos de sucesso para o posicionamento e competitividade nos mercados. É a necessidade de perceção e compreensão dos sinais do mercado, cujas alterações põem muitas vezes em causa a competitividade e mesmo a sustentabilidade das organizações, que faz emergir a relevância do conceito de Inteligência Competitiva. Este conceito procura relacionar a informação, enquanto matéria-prima para a decisão, com a capacidade de ação/reação das organizações aos estímulos do mercado. O conceito de inteligência vem, por analogia com a lógica do funcionamento humano, despertar os gestores para a necessidade de uma leitura correta dos sinais do mercado (informação), a sua compreensão e a adequada resposta organizacional às necessidades dos seus clientes. A Inteligência Competitiva, fortemente associada ao conceito de Inteligência Organizacional, ajuda os responsáveis de gestão a compreender a sua organização, para depois poderem captar os sinais do mercado, compreendê-los e tomar as medidas adequadas às exigências identificadas. O presente trabalho visa evidenciar a relevância da criação de um Centro de Inteligência Competitiva para o incremento da competitividade das PME do sector da bijuteria, na cidade de Limeira, S. Paulo-Brasil, partindo da análise da existência de condições para a geração de Inteligência Organizacional como suporte à leitura e reação aos sinais do mercado. Um Centro de Inteligência Competitiva que tenha como principal finalidade a recolha de informação do meio envolvente às organizações, tais como tendências de moda, ações da concorrência e XII monitorização do mercado, informações imprescindíveis ao desenvolvimento de estratégias competitivas e que facilite a compreensão dos sinais do mercado, de modo a que os gestores, de acordo com as respetivas competências, possam preparar as suas organizações e antecipar a evolução dos seus produtos. Para o desenvolvimento deste estudo conta-se com o apoio do SINDIJOIAS - Sindicato da Indústria de Joalheria, Bijuteria e Lapidação de Gemas do Estado de São Paulo -, sindicato patronal que representa os diversos empresários e organizações deste sector, cuja missão assume o desiderato de alavancar estrategicamente e competitivamente estas organizações económicas. Este trabalho insere-se no âmbito projeto desenvolvido pelo Grupo de Engenharia, Informação e Conhecimento (GEICon) da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Campinas, da responsabilidade do Professor Doutor António Carlos Zambon, no qual a Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal participa, e o qual conta com o forte empenho e envolvimento do SINDIJOIAS, parte interessada nesta colaboração numa tentativa de alavancar a competitividade das respetivas organizações do sector