Browsing by Author "Sobral, Nicole Matos"
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- Práticas de gestão de recursos humanos numa empresa da construção: estudo de caso da empresa Set LiningsPublication . Sobral, Nicole Matos; Marques, Maria AméliaO tema da presente dissertação remeteu para as práticas de Gestão de Recursos Humanos da empresa Set Linings, como objetivo de estudo, analisou-se práticas de GRH da empresa de construção. Para o efeito, os objetivos específicos assentaram na caracterização da empresa, na análise dos recursos humanos, na caracterização da função de RH, na análise das práticas de GRH e na análise das práticas inovadoras do trabalho. Segundo Yin (2001), a análise de caso contribui para a compreensão de fenómenos nas organizações. O estudo resultou da análise quantitativa de informações dos RH e qualitativa acerca das práticas da Set Linings, assente na recolha e tratamento de informação através de uma entrevista semi-diretiva ao DRH e de análise documental. A organização em estudo é uma média empresa, composta por 229 trabalhadores, tendo como core de atividade a construção especializada a nível internacional. Assente numa estrutura formal bem delineada, ressalvou-se a característica da flexibilidade numérica como forma de ajuste dos RH à estratégia de negócio. O universo de RH demonstrou ser demarcado pela forte presença masculina, pelo nível básico de ensino e contratos de trabalho atípicos. À semelhança do modelo preconizado por Lepak e Snell (1999) sugere uma política de RH com base na contratação. O departamento de GRH tem função de linha, sendo a GP caracterizada como “Architect model” devido ao facto do DRH deter um papel relevante na gestão de topo, assente na participação ativa do planeamento e gestão. As práticas de GRH apresentaram orientação para as tarefas e resultados, com fases de Recrutamento e Seleção assente em necessidades da empresa, e, formação “on the job”. No que concerne à política de HST, verificou-se a necessidade de certificação obrigatória. Em prol de um modelo de organização flexível, constatou-se o uso de mecanismos de informação, comunicação e participação. Inicialmente deduziu-se que a performance da empresa era proveniente das características dos seus RH dado o facto de ser especializada. Após a análise dos RH da empresa, verificou-se que o pressuposto anterior não era fundamentado. Perante o disposto, assumiu-se que a performance não depende do capital humano, mas das práticas de GRH em consonância com uma liderança de proximidade ao trabalhador. Em conformidade com Hayton (2005), as empresas que atuem no mercado global devem apostar na GRH, para que a adaptação às alterações de mercado sejam efetuadas de forma rápida e eficaz.
