Browsing by Author "Soares, Vera Lúcia Azinheira"
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- Estratégias para a gestão de um blogue de viagem: o caso dos bloggers portuguesesPublication . Soares, Vera Lúcia Azinheira; Costa, Ana Rita de Deus Rocha Alves Peres da; Bonacho, Ricardo Manuel CarrilhoPioneiro dos websites de relacionamento horizontal, o blogue contribuiu para a democratização de opiniões, que redes sociais como o Facebook ou o Instagram têm vindo a banalizar (ETC & UNWTO, 2014). Enquanto espaço de criação de conteúdos, acessível ao consumidor comum, converteu-o em prosumer e, logo, num importante influenciador da decisão de compra de outros consumidores. Dada a intangibilidade do produto turístico, o blogue de viagens consiste num importante instrumento de comunicação e marketing de produtos e destinos turísticos. Através de um processo de self-branding, o blogger constrói a sua identidade, atendendo às necessidades de nichos específicos. Efabulando as suas experiências de viagem e promovendo a interatividade, promove a identificação e a confiança do seu seguidor e molda as preferências do consumidor. Por outro lado, a abundância de informação disponível no espaço digital, aliada à competitividade que domina o panorama turístico contemporâneo, exige que as organizações detenham cada vez mais conhecimento acerca do processo de adoção da informação turística pelo consumidor. Apesar do largo espectro de conceções teóricas dedicadas ao estudo da influência de atributos como a qualidade e credibilidade na adoção da informação, a sua grande maioria foca-se exclusivamente na perceção do consumidor. Partindo do trabalho de alguns destes autores – nomeadamente da moldura conceptual proposta por Ruiz-Mafe, Chatzipanagiotoub & Curras Pereza (2018) – este projeto de investigação foca-se no estádio que antecede a adoção da informação. Pretende, assim, aferir os elementos intervenientes na produção e gestão de um blogue de viagens, potencialmente responsáveis pela qualidade do conteúdo, credibilidade da fonte e emoções do consumidor. A presente investigação optou pelo método misto de pesquisa, assente na triangulação de dados quantitativos e qualitativos. Assim, numa primeira fase procedeu-se à análise dos conteúdos de um conjunto de blogues de viagem portugueses, pelo recurso a procedimentos netnográficos. Posteriormente, a fim de aferir a perceção dos seus criadores, foi realizado um questionário a uma amostra de 37 bloggers de viagem portugueses. A estrutura do questionário, constituído por perguntas fechadas e abertas, permitiu, por um lado, validar algumas das conclusões da análise de conteúdo, mas também obter novos insights e expandir as interpretações iniciais. Através dos resultados obtidos, foi possível constatar a volatilidade de um fenómeno profundamente orgânico, pouco planeado e, portanto, com estratégias pouco definidas. Foram, porém, identificados um conjunto de fatores intervenientes na produção e gestão de um bogue de viagem, assim como as possíveis relações entre eles. Pretende-se que o presente estudo contribua com conhecimento que possibilite às organizações turísticas utilizar e beneficiar deste canal digital.