Browsing by Author "Soares, Pedro"
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- A Comunicação de Crises e as Políticas de Relações PúblicasPublication . Temporão, António; Bragança, Nuno; Soares, PedroNos dias de hoje, dada a velocidade de difusão da informação e a facilidade da sua produção por atores, mesmo que insignificantes, assume particular importância a proatividade – assumir a liderança dos processos informativos, especialmente nas situações de crise, pelo interesse que despertam no público em geral. Este trabalho teve como objeto de estudo a comunicação externa nas Forças Armadas (FA), analisada na ótica da interação entre a comunicação de crises e as políticas de relações públicas adotadas. Assim, o objetivo geral é a identificação de contributos para a melhoria da eficiência da comunicação externa nas FA, visando a operacionalização da ligação entre a comunicação de crises e as políticas de relações públicas. Na prossecução deste desiderato foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: Caracterizar as políticas de comunicação externa nas FA. Determinar as práticas gerais e específicas que devem ser seguidas numa comunicação de crise. Este estudo assenta num raciocínio hipotético-dedutivo, seguindo uma estratégia de investigação qualitativa e recorrendo ao desenho de pesquisa do Estudo de Caso, sustentado na análise da documentação disponível. Como conclusões mais significativas releva-se a necessidade de revisão das mensagens-chave, a necessidade de adoção de boas práticas e a implementação de programas de treino e formação específicos. Abstract: Nowadays information flows with such a speed and it’s so easy to be produced even for the most insignificant actors, that proactivity assumes special relevance – organizations must lead all information processes that concerns to them, particularly in a crisis situation because of the impact it can arise in the general public. The main focus of this working paper was to understand how the Armed Forces should develop their external communication process, particularly in a crises situation, and the relation that should be establish with the public affairs policy. Being so, the main objective of this Working Group is to identify positive criteria and concur to the improvement of the Armed Forces external process of communication, mainly focused on establishing an efficient two way of communication in a crises situation and the public affairs policy. In order to achieve this end state, two specific objectives were established: Describe the external communication policy in use by the Armed Forces. Determine general and specific guidance that should be followed in a crises communication process. This study is based on a hypothetical-deductive thinking, supported by a qualitative research strategy and resorting on the design of a Case Study, based on the analysis of the available documentation. In the final process of this study we have concluded that there is a need to review and implement new key messages and the adoption of good practices is highly recommended. Adding to these requirements, training programs and specific education should be adopted.
- Conceito modular de um veículo elétricoPublication . Soares, Pedro; Aston, JeremyHoje em dia surgem cada vez mais novas propostas relacionadas com os veículos elétricos. As tendências de mercado estão a apontar para uma mudança no paradigma do sector automóvel. Também o contexto urbano está a mudar,as cidades estão a crescer a um ritmo muito acelerado e problemas de espaço relacionados com infra-estruturas inadequadas começas a ser uma realidade. O presente trabalho académico faz uma análise do estado da arte destas temáticas e desenvolve um projeto que visa responder com um novo conceito para resolver problemas e antecipar soluções relacionadas com a experiência do utilizador. Tendo em conta a natureza do projeto a relação com o utilizador é dos aspetos mais relevantes . Em suma, este documento pretende descrever uma experiência de projeto no âmbito da conclusão do Mestrado em Design de Produto, com uma proposta de veículo elétrico.
- OSCE – Linhas estratégicas para a implementação do Código de Conduta nos países parceiros do MediterrâneoPublication . Soares, Pedro; Santiago, José; Canané, Manuel; Cabral, JúlioA OSCE, para promoção e fortalecimento de estruturas e processos que permitam implementar e consolidar regimes democráticos, instituiu um Código de Conduta aceite por todos os seus membros. Na incessante procura da paz e estabilidade, esta organização pretende ver este código implementado nos países parceiros do Sul do Mediterrâneo: Argélia, Egito, Israel, Jordânia, Marrocos e Tunísia. Assim, o presente estudo pretende analisar e caracterizar a situação política, económica e social destes seis países, no sentido de determinar os fatores que favoreçam ou dificultem a adoção deste Código e o cimentar de regimes democráticos. Paralelamente, teve como objetivo a identificação de contributos para a definição de linhas de ação estratégicas, necessárias à adoção do Código e assim contribuir para os objetivos estratégicos da OSCE. A investigação seguiu uma estratégia que privilegiou uma abordagem do tipo qualitativa, em que a pesquisa assentou em procedimentos interpretativos dos fenómenos para, assim, alcançar a compreensão da realidade. Foi dada primazia à análise de conteúdo e à produção de dados descritivos decorrentes dos documentos analisados. Tendo-se concluído pela impossibilidade de uma implementação imediata e simultânea, nos seis países, foram encontrados os principais vetores de linhas de ação estratégica a implementar, para facilitar a adoção do Código de Conduta, estabilizando a região e consolidando a democracia. Abstract: To promote and strengthen the structures and processes, to implement and consolidate democratic regimes, OSCE has established a Code of Conduct, which was accepted by all its members. In the quest for peace and stability, its intent is to implement this code in the partner countries of the Southern Mediterranean: Algeria, Egypt, Israel, Jordan, Morocco and Tunisia. The present study aims to analyze and characterize the political, economic and social situation of these six countries, in order to determine the factors that favor or hinder the adoption of this Code and the reinforcement of the democratic regimes. At the same time, it aimed to identify contributions to the definition of the strategic lines of action, necessaries for the adoption of the Code that contribute to the OSCE's strategic objectives. The analysis followed a strategy that favors a qualitative approach and the research was based on interpretative phenomena procedures to understand the reality of the situation. The study of the content was paramount and the production of descriptive data was analyzed via documents. Having concluded about the impossibility of an immediate and simultaneous implementation in the six countries, the adoption of the Code of Conduct could only be achieved by the implementation of the main action lines strategic vectors, in order to facilitate the stabilization of the region and thus, consolidate the democracy.