Browsing by Author "Silvestre, Margarida Sofia Trigo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A aprendizagem da multiplicação e divisão através do uso de tarefas paralelasPublication . Silvestre, Margarida Sofia Trigo; Mendes, FátimaO presente relatório de investigação integra a área da Matemática e tem como principal objetivo compreender o modo como o uso de tarefas com diferentes graus de dificuldade (tarefas paralelas) associadas à multiplicação e divisão numa turma de 3.º ano contribui para a aprendizagem destas operações. Como questões orientadoras foram definidas as seguintes: (i) ‘Quais as estratégias usadas pelos alunos do 3.º ano quando resolvem tarefas com diferentes graus de dificuldade associadas à multiplicação?’; (ii) ‘Quais as estratégias usadas pelos alunos do 3.º ano quando resolvem tarefas com diferentes graus de dificuldade associadas à divisão, recorrendo ou não, à multiplicação?’ e (iii) ‘Que dificuldades manifestam os alunos do 3.º ano quando resolvem tarefas com diferentes graus de dificuldade associadas à multiplicação e à divisão?”. A fundamentação teórica inclui, essencialmente, os tópicos: a aprendizagem da multiplicação e da divisão e a sua progressão, as dificuldades sentidas associadas a estas operações, a relação entre as operações multiplicação e divisão, tarefas que promovem a aprendizagem da multiplicação e divisão, cálculo mental associado à multiplicação e à divisão, diferenciar no ensino de Matemática recorrendo a tarefas com diferentes níveis de dificuldades. Relativamente à metodologia, este estudo segue uma abordagem qualitativa e está associado ao paradigma interpretativo. Na investigação participaram vinte e um alunos de uma turma de 3.º ano de escolaridade, tendo sido escolhidos dois deles para uma análise mais profunda das suas produções nas tarefas propostas. Para além da análise destas, foram analisadas as gravações vídeo das discussões coletivas, que complementam a observação participante realizada. As conclusões deste estudo evidenciam que: (1) os alunos quando resolvem tanto tarefas de multiplicação como de divisão, recorrem maioritariamente ao uso de estratégias multiplicativas, (2) nas primeiras tarefas de multiplicação, recorrem também a estratégias aditivas, (3) a estratégia multiplicativa mais utilizada pelos alunos é o uso de um produto conhecido, (4) na última tarefa de divisão, há alunos que mostram compreender a relação entre multiplicação e divisão, (5) as principais dificuldades manifestadas pelos alunos relacionam-se com a interpretação dos enunciados e justificação dos raciocínios. Embora o estudo tenha sido limitado no tempo, o recurso ao uso de tarefas com diferentes graus de dificuldade parece ter contribuído para a maior parte dos alunos da turma terem progredido na aprendizagem da multiplicação e divisão.