Browsing by Author "Silvestre, Bruna Miguel dos Santos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação da relação entre a oclusão dentária e a distribuição da pressão plantarPublication . Silvestre, Bruna Miguel dos Santos; Delgado, Ana Sintra; Santana, Catarina GodinhoContexto: A relação biomecânica entre a postura corporal e a oclusão dentária tem provocado diversos debates na literatura devido às diferentes inter-relações existentes. Já foram identificadas alterações posturais em mais de 90% dos pacientes com má oclusão. Objetivo: Avaliar a relação entre a oclusão dentária e o comportamento postural quase-estático. Materiais e Métodos: Foram recrutados alunos e utentes da Clínica Dentária Egas Moniz. Após a seleção dos participantes de acordo com os critérios de inclusão e exclusão foi realizado um exame clínico intra-oral para analisar os tipos de oclusão (classes de Angle). Seguidamente procedeu-se à avaliação posturográfica com registo da distribuição da pressão plantar (antepé, retropé, pé esquerdo e direito) e do comportamento do centro de pressão. Resultados: Foram incluídos 40 participantes, com idades compreendidas entre os 21 e os 43 anos, com uma média de idades de 24,9 (± 4,8). A classe I foi identificada em 50% da amostra (20 indivíduos), a classe II em 35% (14) e a Classe III em 15% (6). Os indivíduos com Classe I distinguiram-se significativamente de os restantes na distribuição da pressão plantar, (“retropé”) (p*= 0,043). Em termos da oscilação do centro de pressão, não se registaram diferenças significativas. Conclusões: Foi possível observar que na Classe II e III, a pressão plantar foi superior no retropé e que na Classe I a distribuição da força foi mais equilibrada entre o antepé e retropé. No plano médio-lateral, tanto o pé direito como o esquerdo apresentaram valores semelhantes para as diferentes Classes. Relativamente à oscilação do centro de pressão, não se verificaram diferenças relevantes entre classes, no entanto a Classe II apresentou valores superiores de oscilação quando comparada com as outras Classes.
