Browsing by Author "Silva e Sousa, Ana Rita Martins da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Análise às ruturas de stock em produtos de campanhas temáticasPublication . Silva e Sousa, Ana Rita Martins da; Pinho, Tiago; Simões, DavidA rutura de stocks impacta negativamente a imagem dos retalhistas, pois o cliente perceciona que o produto desejado não se encontra disponível. Esta temática tem vindo a ser estudada desde 1968 e a literatura indica que a principal causa de ruturas advém da ineficiência das operações em loja. Pelo facto desta problemática acarretar perdas de vendas anuais superiores a 130 biliões de dólares em todo o mundo e diminuir a lealdade do consumidor, o presente caso de estudo é baseado na análise do resultado das auditorias externas realizadas pela Direção Cliente da Sonae MC às campanhas temáticas de 80% das lojas da insígnia Continente Modelo e tem como objetivo analisar e entender a relação existente entre as ruturas identificadas, cujo stock existia no armazém da lojas, e as variáveis internas e externas ao negócio, bem como, explorar estratégias que permitam reduzir as ruturas de stock percecionadas pelos clientes. A experiência de compra é hoje essencial à jornada de compra dos consumidores e, sendo bem sucedida, leva a que sejam compartilhadas experiências entre família e amigos, o que aumenta a probabilidade de sucesso das empresas. Para garantir a satisfação dos clientes e aumentar o seu valor, os retalhistas precisam de se adaptar à realidade atual, reajustando as suas lojas físicas e inovando nas suas estratégias omnicanal.