Browsing by Author "Silva, Rita Martins da"
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- Perceções sobre saúde mental na adolescência: estudo com adolescentes de 13 a 17 anos do Ensino Básico de Escolas Públicas de Jijoca de Jericoacoara, BrasilPublication . Silva, Rita Martins da; Mendes, Elisabete; Caliman, GeraldoA sociedade contemporânea enfrenta desafios significativos relacionados às atitudes, comportamentos e ações dos adolescentes, que frequentemente resultam em situações de vulnerabilidade emocional e social. Esse fenômeno, caracterizado por questões complexas de saúde mental, tem se tornado uma preocupação crescente, impactando profundamente o desenvolvimento, a aprendizagem e a qualidade de vida dos jovens no ensino básico (Santos; Gondim, 2021). Diante desse cenário, a presente pesquisa se propõe a investigar as perceções dos estudantes do Ensino Básico de Escolas Públicas em Jijoca de Jericoacoara, no Brasil, sobre saúde mental na adolescência. O estudo também busca comparar essas perceções com as das suas famílias e professores, que convivem diretamente com esses jovens, visando identificar pontos de convergência e divergência que possam contribuir para uma compreensão mais integrada do fenômeno da saúde mental nos adolescentes. A metodologia utilizada nesta investigação foi mista, combinando abordagens quantitativas e qualitativas para oferecer uma visão ampla do fenómeno em estudo. Para a recolha de dados, foi aplicado um roteiro de perguntas que incluiu perguntas fechadas para recolher dados quantitativos sobre a saúde mental dos adolescentes, além de perguntas abertas que permitiram uma análise qualitativa das perceções dos participantes. Os participantes incluíram estudantes do ensino básico de escolas públicas, suas famílias e professores, totalizando um grupo diversificado que ofereceu uma multiplicidade de perspetivas sobre o tema. A seleção dos participantes foi realizada por meio de amostragem intencional, garantindo a representatividade de diferentes contextos socioeconômicos e culturais. Os resultados mostraram que os estudantes veem a saúde mental como um aspecto importante, embora ainda rodeado de estigmas e falta de compreensão. Famílias e professores reconheceram a relevância do tema, mas relataram dificuldades em oferecer o suporte adequado aos adolescentes. A pesquisa evidenciou a necessidade de mais diálogo e apoio especializado nas escolas, além de estratégias educativas que envolvam toda a comunidade escolar para promover um ambiente mais acolhedor e informativo.