Browsing by Author "Silva, Paulo Jorge Ventura da"
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- Supervisão Clínica de Estudantes de Formação Pós-Graduada em Enfermagem em Unidade de Cuidados IntensivosPublication . Silva, Paulo Jorge Ventura da; Pires, Regina MariaA Supervisão Clínica é um processo formal de acompanhamento das práticas que visa promover o desenvolvimento profissional, a proteção da pessoa e a segurança dos cuidados, através de processos de reflexão e análise da prática clínica. A Supervisão Clínica assume um papel primordial na formação em Enfermagem, nomeadamente em contexto pós-graduado, pois proporciona condições para o desenvolvimento dos estudantes e facilita o desenvolvimento de competências, contribuindo para a qualidade e segurança das práticas. A reflexão sobre a formação pós-graduada em enfermagem é crucial para a evolução da qualidade da mesma, nomeadamente no que respeita ao desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em contexto clínico. Este estudo teve por finalidade analisar a perceção dos estudantes de formação pós-graduada em Enfermagem Médico-Cirúrgica sobre a Supervisão Clínica, no decurso dos estágios em Unidade de Cuidados Intensivos, para o desenvolvimento das suas competências enquanto Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. A questão de investigação que orientou o estudo foi: Qual perceção dos estudantes de formação pós-graduada em Enfermagem Médico-Cirúrgica sobre a Supervisão Clínica, no decurso dos estágios em Unidade de Cuidados Intensivos, para o desenvolvimento das suas competências enquanto Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica? Adotou-se uma abordagem qualitativa de natureza exploratória e descritiva, com a participação de oito enfermeiros, que concluíram a formação pós-graduada em Enfermagem Médico-cirúrgica. Como técnica de colheita de dados optou-se pelo focus group, e elaborou-se um guião de entrevista, para explorar as experiências dos participantes. A análise dos dados seguiu a metodologia de análise de conteúdo, proposta por Bardin. Da análise emergiram diversas subcategorias, que foram agregadas em diferentes categorias que compuseram os seguintes domínios de investigação: “Perceção sobre o acolhimento”, “Perceção sobre o estágio”, “Supervisão em uso”, “O supervisor clínico do contexto”, “O supervisor clínico desejado”, “Ambiente de aprendizagem”, “Contributos da Supervisão Clínica em Enfermagem para a formação pós-graduada”, e “Desenvolvimento da proficiência em UCI”. Concluiu-se que as perceções dos estudantes de formação pós-graduada em Enfermagem Médico-Cirúrgica, em relação ao acolhimento, ao ambiente de aprendizagem, e suas experiências durante o estágio na Unidade de Cuidados Intensivos, estão relacionadas com a Supervisão Clínica disponibilizada, a qual influencia a aprendizagem e desenvolvimento das competências em Enfermagem Médico-Cirúrgica.