Browsing by Author "Silva, Marta Costa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A aprendizagem da resolução de problemas através de práticas de ensino exploratórioPublication . Silva, Marta Costa; Mendes, Maria de FátimaO estudo centra-se no tema da aprendizagem da resolução de problemas, mais especificamente através da utilização de práticas de ensino exploratório e foi desenvolvido numa turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para este estudo foi definido como objetivo compreender como os alunos desenvolvem a capacidade de resolução de problemas a partir de práticas de ensino exploratório. Para este efeito, foram definidas duas questões orientadoras: •Quais as estratégias usadas pelos alunos na resolução de problemas? •Que desafios se colocam aos alunos durante a resolução de problemas e como são ultrapassados: (i)na fase de apresentação do problema; (ii)na fase de exploração autónoma; (iii)na fase de discussão coletiva das diferentes resoluções. A fundamentação teórica tem subjacente dois tópicos principais. O primeiro é a resolução de problemas, nomeadamente, o entendimento de problema, as etapas de resolução de problemas, as estratégias de resolução de problemas e a resolução de problemas nos documentos curriculares. O segundo tópico é o ensino exploratório, especificando como se caracteriza e as suas diversas fases. No que diz respeito à metodologia de investigação utilizada, esta foi de natureza qualitativa, tendo sido desenvolvida uma investigação sobre a prática. Para a recolha de dados foram utilizadas a observação participante e a recolha documental e, no que respeita à análise de dados, foi usada a análise de conteúdo. Este estudo decorreu quinzenalmente durante quatro semanas, uma manhã por semana. Foram propostos quatro problemas adaptados de outros autores e as aulas foram dinamizadas de acordo com uma abordagem exploratória. Os principais resultados obtidos no estudo indicam que os alunos recorreram a diversas estratégias de resolução de problemas, sendo a mais utilizada fazer tentativas e fazer esquemas/desenhos. Para além disso, evidenciou que os principais desafios (i) na fase de apresentação do problema foi a compreensão do enunciado, (ii) na fase de exploração autónoma foram estabelecer um plano, organizar o registo de resolução, encontrar regularidades e trabalhar em colaboração com os seus pares e (iii) na fase de discussão coletiva foi fazer as apresentações orais e justificar os raciocínios efetuados.
