Browsing by Author "Silva, Marta Alexandra Marques Pereira da"
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- Estratégias de valorização da gastronomia na perspetiva do departamento de Food & Beverage. Estudo de caso The Hotel BrusselsPublication . Silva, Marta Alexandra Marques Pereira da; Pires, Maria José; Meremans, MarcAtualmente, a atividade turística é marcada pela existência de consumidores cada vez mais esclarecidos que procuram experiências autênticas de aprendizagem. Neste sentido, tem-se vindo a assistir ao aumento de turistas que viajam em busca de experiências culinárias, isto é, o turismo gastronómico. A valorização da gastronomia enquanto recurso cultural intangível, surge como um importante meio para a diferenciação de um destino turístico e para a criação de riqueza e emprego. Paralelamente, a indústria hoteleira, mais concretamente, o departamento de Food & Beverage (F&B), encontra-se permanentemente sujeita às constantes mudanças das necessidades e exigências do consumidor. Caracterizado pelo seu baixo nível de produtividade e rendimento, existe a ideia generalizada de que o departamento de F&B não acrescenta valor às unidades hoteleiras. Contudo, estudos recentes indicam que a qualidade da oferta de F&B é um dos fatores que influenciam a seleção de hotéis de serviço completo e que, ao prestar uma maior atenção à gestão deste serviço é possível alargar as receitas do departamento de alojamento. O presente relatório tem como objetivo realizar uma análise sobre a valorização da gastronomia através do funcionamento do departamento de F&B da entidade de acolhimento – The Hotel Brussels – situado no coração de Bruxelas. Para este efeito, este estudo apresenta numa fase inicial, uma revisão de literatura de modo a enquadrar os conceitos de Turismo, Gastronomia, Turismo Gastronómico, Unidades Hoteleiras e Departamento de Food & Beverage. De seguida, foram realizadas análises SWOT para cada um dos serviços existentes no hotel em estudo (Pequeno-almoço / The Restaurant / Room Service / The Bar / M&E), e foram recolhidos comentários publicados na plataforma Tripadvisor, relacionados com os serviços de F&B existentes neste hotel. Os resultados indicam que o The Hotel Brussels possui um departamento de F&B com uma oferta variada de serviços. O pequeno-almoço e o The Restaurant são os serviços mais valorizados pelos clientes, enquanto que o Room Service, The Bar e M&E apresentam-se como os serviços mais desvalorizados pelos clientes. Embora existam aspetos a melhorar, pretende-se ilustrar que o departamento de F&B acrescenta valor ao The Hotel Brussels. Os serviços de F&B representam uma grande fração desta unidade hoteleira e contribuem consideravelmente para a experiência do turista e do cliente.