Browsing by Author "Silva, Flaviene Queiroz"
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- Deficiência intelectual - expectativas, desafios e oportunidades: um foco na inclusão na rede regular de ensinoPublication . Silva, Flaviene Queiroz; Gonçalves, Sofia Margarida CorreiaA presente pesquisa insere-se no campo da Educação Especial, com especial enfoque no Domínio Cognitivo e Motor, e aborda a inclusão de crianças com deficiência intelectual na rede regular de ensino. A escolha do tema justifica-se pela crescente importância da inclusão escolar no panorama educativo atual, em conformidade com as políticas públicas, como o Decreto-Lei n.º 54/2018, que preconiza a educação para todos. No entanto, verifica-se que o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual ainda enfrenta desafios significativos, tanto ao nível das práticas pedagógicas, no âmbito das opções metodológicas dos mais variados intervenientes no processo, quanto ao nível da formação de professores e da articulação entre os diversos agentes educativos. Para a realização deste estudo optámos por uma investigação mista baseada em entrevistas semiestruturadas, aplicadas a professores de educação especial e a uma psicóloga, atuantes no especial e regular, respetivamente (investigação qualitativa) e na aplicação de um questionário online a docentes (investigação quantitativa). A análise dos dados obtidos revela que os profissionais consideram fundamental a inclusão de crianças com deficiência intelectual em turmas regulares, desde que acompanhada de um forte apoio especializado. A colaboração entre professores de educação regular, educação especial, psicólogos, outros agentes educativos e famílias foi amplamente destacada como um dos pilares do sucesso deste processo. Os participantes sublinharam também a necessidade de metodologias flexíveis, ajustadas ao ritmo e às capacidades de cada criança, e reforçaram a importância de uma maior sensibilização da sociedade para a inclusão e a aceitação da diferença. A pesquisa demonstra que, embora as políticas inclusivas estejam a ser implementadas nas escolas, persistem obstáculos que comprometem a plena inclusão de alunos com deficiência intelectual. Assim, conclui-se que é necessário um maior investimento em formação, recursos e sensibilização para garantir uma educação verdadeiramente inclusiva e equitativa.