Browsing by Author "Silva, Filipa Alexandra Pereira e"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Silva, Filipa Alexandra Pereira e; Boaventura, Diana MendesO presente Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV apresenta uma análise e reflexão sobre a importância da intervenção da supervisão pedagógica e engloba a informação mais significativa obtida ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em setembro de 2018 e terminado em julho de 2020. O relatório encontra-se dividido em quatro capítulos, apresentados através de uma contextualização e enriquecidos com uma fundamentação teórica com referências a diversos autores. No primeiro capítulo encontram-se descritos dez relatos de estágio da Prática Pedagógica que considero relevantes para uma melhor aprendizagem enquanto futura docente. Estes relatos estão distribuídos igualmente pelas duas valências, e são apresentadas todas as faixas etárias das mesmas. Nestes relatos são vivenciadas atividades/aulas de educadoras/professoras, de colegas de estágio e da minha autoria. O segundo capítulo engloba oito planificações de momentos realizados por mim em ambas as valências. Após a observação de cada planificação, descrevo como planifiquei a atividade/aula, os recursos e estratégias utilizados, fundamentando através de autores. O capítulo três reúne quatro dispositivos de avaliação, aplicados e divididos de igual forma pelas duas valências. Cada atividade é avaliada através de vários parâmetros e critérios de avaliação e posteriormente será realizada uma análise através dos resultados dos gráficos. O quarto, e último capítulo, é dedicado a um projeto intitulado de Astroescola e tem como objetivo principal incluir a astronomia no quotidiano das crianças, para além dos conteúdos abordados na Disciplina de Estudo do Meio, incutindo o pensamento crítico e científico. Por fim, o relatório termina com uma reflexão final sobre o meu percurso académico, referindo a variedade de experiências pedagógicas assistidas e praticadas, bem como a sua importância para a formação profissional e pessoal.