Browsing by Author "Silva, Carolina de Jesus"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A Diferenciação Pedagógica no Ensino da Língua PortuguesaPublication . Silva, Carolina de Jesus; Sequeira, Ana PiresÀ Escola cabe a responsabilidade na aquisição e desenvolvimento de competências leitoras. A promoção da leitura desde tenra idade é fundamental para que as crianças estabeleçam vínculos com a leitura. Numa sociedade em que a leitura é cada vez mais valorizada e indispensável no nosso dia-a-dia, é importante que as crianças se sintam motivadas para ler e que leiam cada vez mais e melhor. A compreensão do que é lido, torna-se fundamental para fomentar o gosto e a continuação dessa mesma motivação, de forma a que leitura não seja vista como uma obrigação, mas sim como um momento de prazer. Este relatório intitulado A Diferenciação Pedagógica no Ensino da Língua Portuguesa teve por base um projeto cuja principal finalidade era suscitar, nas crianças, hábitos de leitura e, consequentemente, o desenvolvimento do prazer na leitura e na sua compreensão, na medida em que o gosto pela leitura e a sua compreensão se constrói e aprofunda ao longo do tempo. Face ao referido, o projeto foi desenvolvido numa turma de 4.o de escolaridade do 1.o Ciclo do Ensino Básico, e teve como principal objetivo: - Analisar e compreender de que forma a Diferenciação Pedagógica contribui para o desenvolvimento da Compreensão Leitora numa turma de 4.o ano de escolaridade. Desta forma, pretendi dar resposta às seguintes questões investigativas: - De que forma o recurso à Diferenciação Pedagógica contribui para uma melhor compreensão leitora? - Que estratégias utilizam os alunos para compreender o que leem? Sendo uma investigação de cariz qualitativo, foi possível completar um ciclo de observação, reflexão, planificação e ação, tendo por base documentos realizados pelos alunos e um questionário final, que permitiram uma análise detalhada das aprendizagens dos alunos após as intervenções em sala de aula. Foram implementadas cinco sessões de intervenção e realizados recursos para todas elas, como fichas de trabalho diferenciadas e apresentações Power Point para a introdução e explicação de algumas das intervenções. A análise de dados, contemplou dados recolhidos das produções de seis dos alunos da turma, concluindo-se que houve uma melhoria significativa nas aprendizagens dos mesmos e que, portanto, a abordagem à Compreensão Leitora através da Diferenciação Pedagógica, demonstrou ser uma mais valia para desenvolvimento desta competência.