Browsing by Author "Silva, Bruna Maria Pereira Neves"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Rebranding pela identidade visual: a marca MacieiraPublication . Silva, Bruna Maria Pereira Neves; Oliveira, Fernando Jorge Matias SanchesEste projeto de investigação foca-se no rebranding de uma marca de brandy portuguesa - MACIEIRA. Tem como objetivo ampliar conhecimentos na área do branding, nos processos de recuperação e de criação de identidades, e estudar a importância do design e da publicidade nestes processos. Responde assim à questão de investigação, “Como reavivar uma marca de brandy envelhecida, sem que perca a ligação à sua origem?”. De maneira a atingir o sucesso desta investigação utilizaram-se várias metodologias. Primeiramente elaborou-se um enquadramento teórico com análises bibliográficas dos conceitos relativos à investigação (design e publicidade, identidade visual e branding). De seguida, realizou-se estudos de casos de marcas de bebidas espirituosas portuguesas, com o objetivo de estabelecer paralelismo com a componente teórica e até, com a marca em questão, e de mapear o mercado na área de negócio da marca que aqui é tratada. Neste estudo percebeu-se que vários significados e simbologias históricas estão presentes na identidade visual, reforçando assim a ligação das marcas com a sua origem. Os conceitos que se destacam no ADN destas marcas são a qualidade, tradição, elegância e todos os elementos do sistema de identidade visual remetem para esses conceitos. Depois do mapeamento do mercado e da recolha de dados relevantes, é possível renovar MACIEIRA, de forma a que se enquadre no mercado a que pertence, mas também a que consiga diferenciar-se dos concorrentes, tornando-a uma marca atual e de qualidade.