Browsing by Author "Serra, Catarina Mafalda Mota"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolver o léxico na educação pré-escolar : uma experiência de aprendizagem com base na metodologia de trabalho de projetoPublication . Serra, Catarina Mafalda Mota; Pires, Natália AlbinoVários autores salientam a estreita relação do conhecimento lexical e das habilidades fonológicas com a aprendizagem da leitura e da escrita, destacando com particular ênfase a direta correspondência estabelecida entre o conhecimento lexical e a compreensão de um texto e o consequente sucesso ou insucesso escolar dos alunos. Assim, quanto maior for o número de palavras conhecidas pela criança à entrada do 1º Ciclo do Ensino Básico, melhor será a sua compreensão textual/leitora; e quanto melhor for a sua compreensão leitora maior será o seu conhecimento lexical. Com base nos estudos que comprovam que algumas das dificuldades de leitura detetadas durante o 1.º Ciclo do Ensino Básico correspondem a défices metalinguísticos evidenciados logo na educação pré-escolar, acentuamos a ideia já defendida por outros investigadores de que uma consciência lexical desenvolvida à entrada do 1.º Ciclo é imprescindível para a compreensão textual. Assim, sendo a competência lexical das crianças fundamental para o seu sucesso escolar ao longo de toda a escolaridade, procuramos mostrar que o jardim-de-infância pode ter um papel determinante na ampliação e sedimentação das estruturas léxicas das crianças. Por conseguinte, apresentaremos os primeiros resultados de uma experiência de aprendizagem baseada na metodologia de trabalho de projeto realizada com um grupo heterogéneo de uma sala de Jardim de Infância de uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) situada no distrito de Coimbra que consistiu na implementação, ao longo de seis semanas, de um projeto pedagógico nascido dos interesses e motivações do grupo de crianças sobre plantas, ervas aromáticas e sementes.
- A metodologia de trabalho de projeto na educação pré-escolar como ponte para o desenvolvimento lexicalPublication . Serra, Catarina Mafalda Mota; Pires, Natália de Jesus Albino, 1970-O presente Relatório Final, elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, tem como principal objetivo aferir se o desenvolvimento de um projeto pedagógico, caraterística inerente à metodologia de trabalho de projeto, poderá promover o desenvolvimento lexical das crianças nele envolvido. Nesse sentido, e uma vez que em Portugal as baterias de testes que avaliam o conhecimento lexical não contemplam os campos lexical e semântico trabalhados com o grupo de crianças envolvidas no projeto foi necessário recorrer a uma metodologia alternativa de avaliação do conhecimento lexical do grupo. Para tal, foi realizado um pré-teste, em que através de gravações áudio e transcrição de diálogos, se tentou perceber quais os termos específicos relativos ao campo lexical /semântico relacionados com o tema do projeto, utilizados pelas crianças antes da sua implementação. Após o desenvolvimento do projeto pedagógico (intervenção), foi realizado o pós- teste, em que através de entrevistas individuais e do diálogo em grande grupo para perceber quais as aprendizagens efetuadas, se voltou a aferir quais os termos utilizados pelas crianças. Uma vez que o capital lexical influencia, entre outros fatores, a compreensão leitora, e partindo de estudos que comprovam que algumas das dificuldades de leitura detetadas durante o 1.º Ciclo do Ensino Básico correspondem a défices metalinguísticos evidenciados na educação pré-escolar, pretendemos com este trabalho mostrar que o jardim de infância poderá ter um papel fundamental na ampliação e sedimentação das estruturas léxicas das crianças, e que o desenvolvimento do capital lexical poderá ser promovido desde a educação pré- escolar, partindo dos interesses e questões das crianças sobre o mundo que as rodeia.