Browsing by Author "Sequeira, Paulo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Situação atual de Marketing nos Estabelecimentos Hoteleiros em São Tomé e PríncipePublication . Sequeira, Paulo; Santos, CarolinaA presente investigação tem como objetivo avaliar a situação atual de marketing estratégico e operacional nos estabelecimentos hoteleiros de três a cinco estrelas em São Tomé e Príncipe, baseando nos atributos do instrumento de avaliação da eficácia de marketing, desenvolvido pelo autor Kotler. O setor de turismo é hoje em São Tomé e Príncipe uma importante indústria para o desenvolvimento económico e social, sendo um dos principais impulsionadores de uma evolução sustentável que se verifica na atualidade. Além de gerar receitas, criar diversos postos de trabalho, este setor tem efeitos multiplicadores em várias áreas no país. O desenvolvimento do turismo tem contribuído para a criação de ofertas turísticas, nomeadamente estabelecimentos hoteleiros. Todavia, é notório que nem todos os estabelecimentos hoteleiros têm a mesma capacidade financeira e de recursos humanos para investirem em departamentos de marketing que possam desenvolver estratégias de marketing bem definidas, o que os pode colocar em situações vulneráveis face à concorrência. Deste modo, tendo em conta o objetivo supracitado, desenvolveu-se uma investigação onde foi possível realizar uma análise situacional a nível macro e micro envolvente do mercado hoteleiros e turístico em São Tomé e Príncipe; realizar a análise dos inquiridos; dos estabelecimentos hoteleiros; da filosofia voltada para o cliente; da organização integrada do marketing; da informação de marketing adequada; da orientação estratégica e a eficiência operacional. Utilizou-se como instrumento de recolha de dados um questionário que foi aplicado online, a 25 gestores de topo de todos estabelecimentos hoteleiros de três a cinco estrelas e recolheu-se 15 respostas, que corresponde a uma taxa de 60% de respostas obtidas. De acordo com os resultados, concluiu-se que a amostra é maioritariamente do sexo masculino, com idades entre 45 e 55 anos e, com formação ao nível do curso profissional e licenciatura. Quanto aos estabelecimentos hoteleiros, prevalecem os estabelecimentos de 3 e 4 estrelas, sendo que nem todos têm um departamento para a área de marketing