Browsing by Author "Selau, Luiza Grazziotin"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Plataforma para a etapa de problematização no ensino de designPublication . Selau, Luiza Grazziotin; Linden, Júlio Carlos de Souza van der; Duarte, Carlos Alberto MirandaA compreensão do problema de projeto é parte essencial de um processo de design, visto que conduz todas as tomadas de decisão posteriores. É identificada uma negação a respeito da etapa de problematização por parte dos estudantes de graduação em design, que se interessam mais pela fase criativa do que pela assimilação do problema a ser trabalhado. Desta forma, a Tese tem como objetivo propor um recurso que auxilie os estudantes de ensino superior em design na compreensão das oportunidades de projeto. Para o desenvolvimento da proposta foram realizadas pesquisas bibliográfica, documental e de observação participante por meio da triangulação (YIN, 2005), e a análise dos dados qualitativos obtidos foi feita com base nos períodos de imersão em contextos de ensino no Brasil e em Portugal (PDSE - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior). A proposta resultante foi desenvolvida a partir do método INTERAD – Interfaces Interativas Digitais aplicadas à Educação (PASSOS, 2011) com período de mobilidade na Finlândia, a fim de proporcionar experiência diferenciada ao processo de desenvolvimento da solução. Os requisitos para o resultado foram definidos a partir das imersões realizadas e a proposta foi validada por meio de testes com usuários pertencentes ao público-alvo. O resultado apresenta uma ferramenta que assessora o processo de problematização de projetos, com estratégias que facilitam a compreensão dos aspectos relevantes do projeto e viabilizam o desenvolvimento de alternativas mais consistentes diante da demanda, bem como formas de analisar o resultado selecionado confrontando com as informações iniciais disponibilizadas. Entrega-se como resultado uma plataforma digital interativa com foco na problematização de projetos, que pode ser expandida para outras etapas do processo de design e para outras áreas que fazem uso de projetos, além de proporcionar espaço para exposição de portfólio dos estudantes e interação entre academia e empresas.