Browsing by Author "Seixosa, Ana Clara Ferreira"
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- Publicidade como elemento de divulgação da cultura intrinseca de uma cidade: estudo de caso nas cidades japonesas de Kyoto, Osaka e TokyoPublication . Seixosa, Ana Clara Ferreira; Cadarso, MariaHoje em dia, a forte globalização do mercado, reforçada pelas tecnologias da era digital, contribuiu para uma crescente homogeneização do conceito de lugar. Principalmente no que concerne a comunicação em espaços públicos, a constante disputa entre as marcas ocasiona uma carência no suporte da identidade das cidades e a consequente rejeição da publicidade de rua por parte dos seus habitantes. Como indicado por McClay e McAllister, o “lugar” importa e necessita, por isto, de maior atenção para libertar-se desta onda de misturas e repetições de estilos. O presente estudo propõe uma solução para esta problemática através da cooperação entre as marcas e as cidades na disseminação das suas características determinantes e da sua identidade local. Baseando-se no estudo de três cidades japonesas (Kyoto, Osaka e Tokyo), a situação sociológica, cultural e estética japonesa foi analisada a fim de estabelecer uma base capaz de aferir a importância de variações quantitativas e qualitativas aquando da criação de intervenções publicitárias. Através de um estudo de campo com base em visual research, foram constituídas amostras distintas para cada cidade, compostas por 180 intervenções cada, e examinadas em três fases sequenciais: análise descritiva, análise de conteúdo e análise interpretativa. Os resultados encontrados corroboram as hipóteses levantadas relativas à existência de preferências culturais divergentes na publicidade de rua de cada cidade. Por fim, conclui-se que a introdução de publicidade adaptada à sociedade, cultura ou princípios estéticos de regiões distintas poderá trazer benefícios não só para a identidade local, como também para as marcas que estabelecerão, assim, uma comunicação mais eficaz e relevante com os seus habitantes.