Browsing by Author "Saraiva, Ricardo Jorge Maurício"
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- Sistema integrado de garantia da qualidade do ensino na Escola Naval : exploração dos processos de qualidade para um ensino de excelênciaPublication . Saraiva, Ricardo Jorge Maurício; Soares, Ivo dos Santos; Água, Pedro Borda de; Ricardo, João RodriguesNos últimos anos, a garantia da qualidade tem se destacado como um elemento crucial para a melhoria do ensino nas Instituições de Ensino Superior. A nível nacional, a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior é responsável por esta função, promovendo a implementação de Sistemas Integrados para a Garantia da Qualidade nas instituições, objetivando-se alcançar a excelência educacional. A Escola Naval, como Unidade Orgânica autónoma do Instituto Universitário Militar, não é indiferente a esta realidade, procurando imperativamente continuar a aprimorar a sua qualidade. Na dissertação de Ricardo (2023), foi realizado um estudo de caso com alunos e docentes da Escola Naval, tendo-se identificado lacunas na qualidade do ensino. Propôs se assim, um novo SIGQ, focado no aluno e em alinhamento com os parâmetros definidos pelo ALM CEMA na Diretiva Estratégica da Marinha e com os referenciais nacionais - A3ES e europeus - ENQA de garantia da qualidade. Desta forma, o objetivo do presente estudo é explorar os processos de qualidade do modelo proposto e estabelecer as guidelines, a partir da criação de novos processos e da realização de entrevistas, para a certificação do SIGQ pela A3ES. Com esta finalidade, foram analisados os modelos de qualidade de outras Instituições de Ensino Superior nacionais reconhecidas pela excelência, bem como as iniciativas e os mecanismos de monitorização propostos no estudo de Ricardo (2023). Para além disto, adotou-se uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas ao Comandante da Escola Naval, ao Presidente da A3ES e ao Chefe do Gabinete de Qualidade e Avaliação do IUM. Os resultados alcançados permitiram obter um detalhamento aprofundado dos processos associados ao SIGQEN, definir requisitos, atribuir funções e responsabilidades, e estabelecer benchmarks. Isto possibilitou uma nova compreensão dos processos de qualidade, facilitando a implementação do novo SIGQ e fornecendo diretivas para a sua certificação pela A3ES.
