Browsing by Author "Santos, Rita Sofia Rodrigues dos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Contributos das atividades lúdicas, com base nas TIC, para a aprendizagem dos alunos no 1.o CicloPublication . Santos, Rita Sofia Rodrigues dos; Rodrigues, Maria do RosárioO presente projeto de investigação procura compreender de que forma é que a prática de atividades lúdicas, com base nas tecnologias de Informação e Comunicação, contribui para a aquisição e consolidação das aprendizagens realizadas ao nível do 1oCiclo do Ensino Básico. Estas atividades consistem em jogos, quizzes, vídeos interativos ou outras atividades que possam ser realizadas a partir da utilização de um computador/tablet. As intervenções tiveram como objetivo a exploração de vários recursos e aplicações da internet, e a proposta de várias tarefas que, partindo dos mesmos, recorressem a atividades lúdicas e jogos como forma de introduzir ou consolidar a matéria, para que posteriormente pudesse ser feita uma avaliação desta metodologia utilizada como estratégia de ensino, de modo a perceber qual a influência destas estratégias na motivação, interesse e produtividade das crianças. Foi neste âmbito que, como ponto de partida para a concretização deste projeto, foi criada a seguinte questão problema: “De que modo a utilização de atividades lúdicas, com base nas TIC, contribui para as aprendizagens dos alunos ao nível do 1.o Ciclo?” O método utilizado para a realização deste projeto traduziu-se numa abordagem de investigação sobre a prática. Relativamente às técnicas de recolha de dados, foi utilizada a observação participante, a pesquisa documental, o inquérito por questionário e a entrevista semiestruturada. No que toca aos processos de análise de dados, recorri a uma análise de conteúdos. Os dados analisados permitem dizer que, os jogos e as atividades lúdicas propostas aos alunos no âmbito da utilização das TIC proporcionam uma aprendizagem interdisciplinar e contribuem para uma maior motivação e participação por parte dos alunos no que toca ao processo de aprendizagem. Verificou-se, também, melhores resultados escolares face à utilização de métodos de ensino mais tradicionais e teóricos.