Browsing by Author "Santos, Pedro Miguel Pereira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Internet das coisas: o desafio da privacidadePublication . Santos, Pedro Miguel Pereira; Mendes, AnaA Internet das Coisas (IoC), ou Internet of Things (IoT), em inglês, é o termo utilizado para designar a conectividade entre vários tipos de objetos do dia-a-dia sensíveis à internet, desde eletrodomésticos, carros, roupas, sapatos, remédios, etc., com sensores capazes de captar aspetos do mundo real e enviá-los a plataformas que recebem estas informações e as utilizam de forma inteligente, moldando uma rede de objetos interligados. Conceptualmente é a possibilidade de conectar o mundo físico com o mundo digital através da internet. Assim, será possível registar dados ligados às nossas ações de maneira mais assertiva e usar essas informações a nosso favor, de forma a integrar processos, serviços e aplicações. O avanço deste advento traz consigo importantes vulnerabilidades sociais e materiais. O ciberespaço expõe os seus utilizadores a novas situações de risco e a outras que, embora já existam no mundo físico, potenciam-se no mundo virtual, fruto da maior exposição e alcance que as tecnologias proporcionam. Por isso, sem fortes alicerces de segurança, os ataques e falhas na IoT irão superar qualquer um dos seus benefícios. Esta dissertação tem como objetivo auscultar e entender a maneira como algumas organizações fornecedoras, consultoras, e utilizadores finais da IoT estão a abordar o desafio da privacidade e segurança dos dados. Para a sua elaboração foi feita uma investigação da literatura referente ao novo paradigma da IoT, bem como um conjunto de reuniões e disponibilização de questionários a organizações envolvidas nesta temática. Foi também utilizado o software SAS Contextual Analysis de modo a encontrar padrões e relações sobre o posicionamento do mercado global, em específico das organizações fornecedoras de produtos para a IoT, através da documentação por si disponibilizada. Estas análises e questionários procuram não só entender a forma como, através de uma amostra de empresas e dados, os fornecedores de IoT se estão a posicionar para dar resposta às necessidades de privacidade de dados nos seus produtos, mas também fazer uma comparação dessas análises com a análise de analistas e consultoras de TI a esses mesmos produtos. Tal como constatado na dissertação, de uma maneira geral os consumidores conseguem pesar os custos da perda de privacidade em contrapartida dos benefícios das novas funcionalidades e outras vantagens a estas associadas. No entanto, será essencial que os fabricantes mantenham a confiança dos consumidores, fazendo depender a sua privacidade e segurança o mínimo possível da sua iniciativa, apostando num desenho e conceção dos produtos que integre esta preocupação. A estratégia metodológica utilizada para a elaboração desta dissertação foi a estratégia mista, pois as análises efetuadas envolvem a interpretação, mas também apresentam uma tendência para a quantificação. Esta metodologia preocupa-se principalmente tanto com o sentido e entendimento, como também pela mensuração. O método utilizado foi o Estudo de Caso, visto que, para Yin (1990), o estudo de caso é considerado uma estratégia em que podem ser utilizados dados qualitativos ou quantitativos (trabalho de campo, arquivos, relatórios, entrevistas, observações, etc.), e é especialmente adequada quando procuramos compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos, nos quais estão simultaneamente envolvidos diversos factores.