Browsing by Author "Santos, Pedro Emanuel Carito"
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- O impacto dos influenciadores digitais na criação de brand engagement e recomendação de marcas no InstagramPublication . Santos, Pedro Emanuel Carito; Silveira, PauloEste estudo visa fornecer dados úteis sobre as atitudes e comportamentos dos utilizadores de Instagram que seguem influenciadores digitais e recomendam marcas ou serviços, mais concretamente para se perceber o impacto dos influenciadores digitais na criação de brand engagement e recomendação de marcas no Instagram. As redes sociais, atualmente, são canais de comunicação fundamentais entre marcas e consumidores, com um grande potencial para o brand engagement. O brand engagement nas redes sociais é essencial para se estabelecer relacionamentos duradouros com o público-alvo e uma das táticas é a utilização de influenciadores digitais. Através de conteúdos relevantes e interações contínuas, as marcas podem assim conseguir criar uma ligação, até emocional, com os consumidores, promovendo o brand engagement. É importante haver coerência entre o influenciador e a marca que ele divulga, para que a opinião seja considerada autêntica. Foi observado neste estudo empírico que o brand engagement é maior através dos "gostos" nas publicações dos influenciadores e nas publicações das marcas que os utilizadores passam a seguir, recomendadas pelos influenciadores. A interação através de comentários ou compartilhamentos é menos frequente, mas foi verificado que existem utilizadores que costumam comentar as publicações e fazem publicações próprias sobre as marcas. Além disso, as marcas recomendadas pelos influenciadores têm uma maior hipótese de serem consideradas pelos utilizadores e são consideradas, igualmente, como credíveis. Muitos utilizadores passam a seguir as marcas recomendadas pelos influenciadores e passam depois também a criar engagement com estas. No que diz respeito à recomendação de marcas, não está claro se os utilizadores têm uma maior propensão para recomendar as marcas divulgadas pelos influenciadores, pois há uma divisão entre aqueles que o fazem com frequência e aqueles que o fazem com pouca frequência ou nunca. No entanto, é possível afirmar que os influenciadores digitais exercem influência sobre os utilizadores, uma vez que as marcas partilhadas por eles são consideradas pelos utilizadores para compra.