Browsing by Author "Santos, Nuno Miguel Cunha dos"
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- O advento das redes sociais e a Polícia de Segurança Pública: Uma nova estratégia de comunicação na era da informaçãoPublication . Santos, Nuno Miguel Cunha dos; Machado, Paulo Filipe de Sousa FigueiredoA presente investigação tem como principal objetivo analisar em que medida é que a presença da Polícia de Segurança Pública (PSP) nas redes sociais da Internet, e mais concretamente no Facebook, contribui para promover a imagem institucional da organização, para aumentar a proximidade ao cidadão e para exponenciar a qualidade do serviço prestado por esta força policial, no contexto da atual Sociedade em Rede/da Informação, em que os cidadãos, as empresas e as instituições públicas exercem, cada vez mais, as suas atividades, de forma permanente e em tempo real, conetados em rede no ciberespaço. Neste sentido, com o intuito de dar resposta ao objetivo enunciado, foram analisados os conteúdos produzidos e partilhados no biénio 2015-2016 pela PSP na sua página no Facebook e, numa perspetiva comparativa a nível europeu e internacional no mesmo período, aqueles que foram produzidos e partilhados pela London Metropolitan Police (Reino Unido) e pela Police Nationale (França) nas respetivas páginas naquela rede social. Foi também analisada a cobertura noticiosa dada pelos media de língua portuguesa na WWW aos conteúdos produzidos e partilhados pela PSP no Facebook, foram entrevistados elementos policiais ligados ao Gabinete de Imprensa e Relações Públicas da Direção Nacional da PSP e foram aplicados dois questionários com vista a avaliar, de um ponto de vista qualitativo, a perceção das pessoas em relação à presença da PSP na mencionada plataforma de sociabilidade: um questionário a uma amostra não representativa de utilizadores da Internet e outro questionário a uma amostra representativa, aleatória e estratificada, de alunos do 1.º ao 5.º ano do Mestrado Integrado em Ciências Policiais do ISCPSI. Por fim, foi também analisada a atual Política de Informação da PSP. Os resultados obtidos apontam para uma avaliação positiva da presença da PSP nas redes sociais, e mais concretamente no Facebook, em termos de promoção da imagem da organização e de aumento da proximidade ao cidadão e da qualidade do serviço prestado por esta força de segurança.
