Browsing by Author "Santos, Gabriela Enata Cardoso dos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A atuação do Digital Influencer no processo de comportamento de compra de produtos de belezaPublication . Santos, Gabriela Enata Cardoso dos; Cruz, RuiOs digital influencers, conhecidos como usuários digitais com a habilidade de disseminar e viralizar mensagens que afetam comunidades em ambiente virtual, surgiram em meados de 2000, monopolizando as redes sociais e causando inúmeros efeitos na sociedade atual. A investigação é de importância para aprofundar a temática dos digital influencers, assim como analisar de que forma estes interferem no comportamento de compra de produtos de beleza, e qual o seu papel no processo. Este estudo realizou uma pesquisa de natureza quantitativa, baseando - se num estudo de hipóteses que objetivou analisar as motivações e o processo de decisão do comportamento. Foi utilizado como escopo a Teoria da Ação Planeada de Ajzen para elaboração de um questionário, que foi aplicado a uma amostra total de 217 indivíduos, sendo validada 190 respostas. Para mensuração das variáveis e dos resultados, foi conduzida uma Análise Fatorial Confirmatória, tendo sido confirmadas 7 das 9 hipóteses elaboradas para o estudo. De início o intuito era utilizar a variável demográfica de localização entre Portugal e Brasil, mas que acabou por não revelar uma relação significativa devido a uma diferença discrepante na obtenção de mais respostas de um país comparativamente ao outro. Foi possível perceber as variáveis influenciadoras no processo de compra de produtos cosméticos, e o papel que os influenciadores digitais possuem como mediadores de comportamento. Conclui-se que não são mediadores diretos na intenção de aquisição de produtos.