Browsing by Author "Santos, Diogo Ramos"
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- Portuguese physiotherapists’ self-efficacy and preparedness for patient education practice: a mixed methods studyPublication . Santos, Diogo Ramos; Caeiro, Carmen; Forbes, RomaIntrodução: A educação centrada no utente é reconhecida como parte integrante da prática efetiva em fisioterapia. A literatura atual sugere que os fisioterapeutas recém-licenciados, que intervêm com utentes com condições músculo esqueléticas, podem não estar adequadamente preparados para implementar esta modalidade de intervenção de forma efetiva. Estes profissionais tendem a identificar mais barreiras e desafios, comparativamente aos fisioterapeutas mais experientes. Objetivos: O objetivo deste estudo foi analisar a autoeficácia e explorar a preparação de fisioterapeutas recém-licenciados para utilizar a educação, enquanto modalidade terapêutica integrada no tratamento de utentes com condições músculo-esqueléticas. Metodologia: Foi implementado um estudo misto sequencial explanatório, que combinou métodos quantitativos (1ª fase) e métodos qualitativos (2ª fase). Na 1ª fase, os participantes responderam a um questionário relativo à autoeficácia para uma prática de educação ao utente. Na 2ª fase, foram realizadas entrevistas individuais, semiestruturadas, gravadas em formato áudio. Os dados foram transcritos na íntegra, para posterior análise temática. Resultados: 151 fisioterapeutas recém-licenciados participaram na 1ª fase. Os itens que obtiveram a pontuação de autoeficácia mais alta foram: "Compreendo o papel da educação ao utente" e "Compreendo o impacto de fatores sociais, culturais e comportamentais na aprendizagem do utente". O item com a pontuação mais baixa foi: "Sinto-me confiante em reconhecer e gerir de forma eficaz barreiras à efetividade da educação". Na 2ª fase do estudo, foram realizadas 12 entrevistas. Na análise qualitativa foram identificados quatro temas: (1) perspetivas acerca da prática de educação ao utente, (2) desafios em torno da prática de educação ao utente, (3) preparação para uma prática de educação ao utente, e (4) reflexões sobre a formação base. Conclusões: Os participantes demonstraram níveis elevados de autoeficácia na maioria dos itens para a educação ao utente. A análise das entrevistas evidenciou dificuldades em gerir barreiras no uso da educação ao utente e na abordagem de condições clínicas complexas. Os participantes percecionaram que a sua formação base poderá não ter sido suficiente para a preparação para a prática de educação ao utente. Uma abordagem mais aprofundada da educação ao utente e o contacto com utentes reais foram vistas como experiências de aprendizagem com potencial para aumentar a perceção de preparação para uma prática de educação ao utente.