Browsing by Author "Santos, Diego Maffazzioli"
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- Done - Modelo de Service Design para repensar estratégias no ensino superiorPublication . Santos, Diego Maffazzioli; Esteves, Sofia DinisO propósito do presente estudo foi a busca por respostas às dificuldades reais de universidades em aproximar métodos de gestão eficientes às necessidades de seus alunos. Para isso, procurou-se validar a aplicação do Service Design como meio de fomento à colaboração de diferentes atores, dentre eles professores e alunos, visando entender com profundidade contextos, desejos, objetivos e necessidades, tanto destes atores, como da própria organização. O Service Design foi escolhido por permitir o redesenho de experiências aos usuários de um serviço, colocando-os no centro da tomada de decisão, na gestão e na própria arte de criar soluções e ideias, no intuito de projetar estados futuros melhores no relacionamento entre a Universidade e os Alunos. O modelo aplicado consistiu em quatro etapas de execução prática na Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo, no estado do Rio Grande do Sul, no sul do Brasil, e contemplou diferentes etapas, nomeadamente de descoberta, entendimento, ideação e validação. A realização dos trabalhos contou com o envolvimento de mais de 100 alunos e 5 professores de diferentes disciplinas, com o emprego das seguintes ferramentas: MoSCoW para pesquisa qualitativa, pesquisa quantitativa de validação de descobertas, sprint de Service Design com duração de 16 horas, este valendo-se de métodos como Estruturas Libertadoras, OKLCD e Kano Model. Com isto, surgiu uma miríade de caminhos possíveis de melhorias em diversos âmbitos, como novos ativos de aprendizado, canais de ensino e aprendizagem, formas e formatos de avaliação continuada, sempre com a pretensão de serem úteis para impulsionar a atualização de metodologias aplicadas por professores. Durante o processo, a comunicação e os pontos de contato entre os entes administrativos e as pessoas tornaram-se mais humanos, não só nos diferentes estágios da jornada acadêmica, mas também, após a saída dos alunos para o mercado de trabalho. A última etapa do modelo, através de uma pesquisa qualitativa/quantitativa, classificou e priorizou as soluções pensadas e propostas por professores e alunos, de maneira a apontar o melhor caminho de investimento por parte da Instituição de Ensino Superior, desta forma, com melhor aproveitamento na alocação de recursos financeiros, humanos e estruturais, e maior probabilidade de acerto frente aos anseios da comunidade acadêmica.