Browsing by Author "Santos, Catarina da Fonseca Marques Estrela dos"
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- A influência dos sistemas motivacionais no design de posters de promoção da higienização das mãosPublication . Santos, Catarina da Fonseca Marques Estrela dos; Martins, Amadeu QuelhasEsta dissertação descreve uma investigação experimental realizada no âmbito do Design e Cultura Visual, cujo objetivo foi avaliar a influência dos sistemas motivacionais BIS (Behavioral Inhibition System) e BAS (Behavioral Activation System), identificados na Teoria da Sensibilidade ao Reforço de Gray (1981), na eficácia do design de material gráfico de comunicação em saúde (posters), para promoção de um comportamento de higienização das mãos. A eficácia foi medida através da observação de uma variável comportamental (higienização das mãos) durante uma tarefa intencionalmente falsa, realizada em laboratório. A escala BIS/BAS foi aplicada previamente para classificação dos participantes num destes sistemas que, num desenho intersujeitos, foram indexados a uma de três condições experimentais; i.e., com poster coerente com o seu sistema motivacional; com poster incoerente com o seu sistema motivacional e sem poster. A coerência ou incoerência do poster face ao sistema motivacional foi trabalhada através da manipulação das emoções expressas pelo modelo (i.e., raiva e surpresa) e as frases motivacionais. Assim, este estudo testou as seguintes hipóteses: (1) a exposição a posters persuasivos aumenta a adesão ao comportamento seguro; (2) posters com informação congruente com o sistema motivacional dos indivíduos promovem maior adesão ao comportamento; e (3) as intenções comportamentais declaradas são indicadoras do comportamento observado. Os resultados sugerem que a simples presença de um poster aumenta a adesão ao comportamento de higienização das mãos, mas, ao contrário do esperado, os posters incongruentes com o sistema motivacional dos indivíduos foram os que promoveram maior adesão. Por fim, constatou-se que, independentemente do sistema motivacional dos indivíduos, o poster coerente com BAS é o mais preferido e promove maior taxa de higienização. Também se pode observar os indivíduos com sistema motivacional BAS são os que higienizam mais as mãos. Os resultados deste estudo providenciam evidencias iniciais de que a Teoria da Sensibilidade ao Reforço pode ser útil no desenvolvimento de peças de comunicação de persuasão, como o caso dos posters na área da saúde, merecendo, por isso, um maior investimento a sua exploração no âmbito do design de comunicação.