Browsing by Author "Santos, Ada Marinho"
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- Empoderamento de alunos/as na educação pelos pares: um projeto sobre sexualidade e gravidez na adolescênciaPublication . Santos, Ada Marinho; Teixeira, Maria Filomena RodriguesA adolescência compreende um estágio no desenvolvimento humano de intensas modificações biopsicossociais, sendo inerente a este período o desligamento com a infância e o ensejo à construção da identidade adulta. A adolescência é tida como uma fase de vulnerabilidade, onde o estímulo precoce da sexualidade e a falta de informações e orientações adequadas sobre essa temática podem ocasionar a gravidez precoce. Frente à necessidade de medidas socioeducativas sobre o tema, sentiu-se necessidade de empoderar equipes de alunos/as para intervir junto de outros/as na comunidade escolar, utilizando como estratégia a educação pelos pares. Formulou-se então a questão de pesquisa: será que uma introdução sobre sexualidade e gravidez através da Educação pelos Pares poderá ter efeitos nas aprendizagens dos/das adolescentes que nelas participam, podendo ainda contribuir para a promoção da saúde sexual e reprodutiva de alunos/as da escola? Essa compreensão de educação em saúde é apresentada na proposta de Paulo Freire que denomina a educação popular como um processo que seja capaz de mudar a sociedade, favorecer o diálogo e a capacidade de ouvir o outro, para educá-lo e para educar-se com ele, levando em conta as representações dos sujeitos, sua trajetória de vida, experiências, saberes e culturas. A pesquisa ação realizada, com estudo descritivo e classificação qualitativa e quantitativa descritiva, que teve como finalidade empoderar estudantes e constituir equipes de intervenção em Educação pelos Pares sobre sexualidade e prevenção de gravidez na adolescência. Participaram adolescentes de ambos os sexos, de 14 a 19 anos de idade, matriculados em uma escola Estadual no município de Imperatriz MA – Brasil que aceitaram participar da pesquisa. A coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de questionário antes da intervenção a 34 alunos/as, encontros de seis sessões com a equipe selecionada de 09 alunos/as, exposição da oficina educativa e questionário com 19 alunos/as após a intervenção de atividade de educação pelos pares. Os resultados mostram que de entre os/as 34 adolescentes entrevistados/as 16 foram do sexo masculino, e 18 do sexo feminino, a faixa etária com maior prevalência foi de 15 anos. Todos afirmam estar solteiros/as e não trabalhar fora de casa. Os/as mais interessados em participar da pesquisa estão cursando o primeiro ano do ensino médio. Desse grupo apenas 15 afirmam já ter iniciado a vida sexual, 09 do sexo masculino e 06 do sexo feminino. A sexarca ocorreu mais cedo para as meninas aos 14 anos e 15 anos para os meninos. Relacionado a multiplicidade de parceiros/as, a prevalência se destacou entre os meninos referindo 6 a 10 parceiros.Observa-se ser o preservativo masculino o método contraceptivo mais utilizado principalmente entre o sexo masculino e apenas 04 do sexo feminino. Dentre as 06 do sexo feminino, 03 relatam usar anticoncepcional oral e 01 anticoncepcional injetável. Relativo as IST todos/todas afirmam nunca ter contraído. Referente a assuntos sobre sexualidade, a maioria prioriza buscar informações através de pesquisas na internet. Conclui-se assim que a investigação foi eficaz e significativa para os/as participantes, reduzida no seu empoderamento e difusão das aprendizagens junto dos colegas da escola. Assim, a finalidade proposta pela intervenção de educação pelos pares superou todas expectativas, tanto pelos/as adolescentes empoderados/as que conseguiram ser multiplicadores/as de excelência, quanto pelos/as adolescentes participantes que nela se envolveram.