Browsing by Author "Santana, Rute Isabel Augusto"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Resolver tarefas de multiplicação e divisão: um estudo com alunos de 3.º ano.Publication . Santana, Rute Isabel Augusto; Mendes, Maria de FátimaO presente estudo integra a área da Matemática e tem como principal objetivo compreender como é que os alunos de 3.º ano resolvem tarefas de multiplicação e divisão. Como tal, este estudo pretende identificar quais as estratégias que os alunos utilizam e quais as dificuldades existentes quando resolvem tarefas que envolvem estas duas operações. A fundamentação teórica apresenta e discute tópicos essenciais para o estudo, nomeadamente: a aprendizagem das operações multiplicação e divisão; a relação entre estas operações; as caraterísticas das tarefas na aprendizagem da multiplicação e divisão; as estratégias utilizadas pelos alunos na resolução de tarefas de multiplicação e divisão; as dificuldades na aprendizagem da multiplicação e divisão; a aprendizagem da multiplicação e divisão nas orientações curriculares; e, por fim, o papel do professor na aprendizagem destas operações. Enquadra-se numa investigação de caráter qualitativo de natureza interpretativa. Todos os 20 alunos da turma participaram na intervenção realizada em sala de aula, porém, apenas três foram selecionados para que fosse realizada uma análise mais profunda das resoluções das tarefas propostas. Contudo, foram analisados os diálogos realizados por toda a turma na resolução das cadeias numéricas, que complementam a sequência de tarefas proposta. A proposta pedagógica elaborada, constituída por seis problemas e três cadeias numéricas, foi desenvolvida ao longo de cinco semanas. No decorrer deste período foi efetuada a recolha dos dados necessários para a investigação, maioritariamente através da observação participante e da recolha documental. As conclusões sobre as estratégias utilizadas pelos alunos quando resolvem problemas de multiplicação e divisão demonstram que: os alunos recorrem ao uso quase exclusivo de estratégias multiplicativas, evidenciando que já começam a conseguir compreender a relação entre multiplicação e divisão; nas primeiras tarefas de multiplicação também recorrem a estratégias aditivas; a estratégia mais usada pelos alunos é multiplicar sucessivamente a partir de um produto de referência.