Browsing by Author "Roseta, Maria Rita Prates"
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- A utilização de guiões de texto narrativo, o feedback e textos escritos pelos alunosPublication . Roseta, Maria Rita Prates; Pinto, Jorge; Sequeira, AnaA escrita é um dos grandes pilares da Educação e do Ensino. É fundamental para todos, sendo necessário trabalhar com os alunos desde cedo, de modo a ajudá-los a compreender tudo o que a escrita significa, bem como a escrever, com regras, mas também com criatividade. Para isso a avaliação formativa pode ter um papel muito importante, uma vez que permite que uma maior interação professor/aluno e aluno/professor, que permite ao aluno ter um maior apoio. Assim, o aluno tem a oportunidade de aprender de forma diferenciada. Neste quadro o professor funciona como um suporte à aprendizagem de cada aluno. Um dos instrumentos que o professor pode utilizar para servir de apoio ao aluno é, justamente, o feedback, escrito e/ou oral. O feedback cria uma ponte entre o professor e o aluno, ajudando o aluno a melhorar as suas produções textuais através das sugestões do professor, e, permitindo ao professor compreender melhor as possíveis dificuldades e os sucessos alcançados. Como a escrita deve ser uma atividade bem planeada, de modo a permitir ao aluno a possibilidade de pensar sobre o que vai escrever, escrever e rever o que escreveu, é importante que existam algumas linhas orientadoras para os textos. Assim, os guiões de estruturação de texto narrativo são instrumentos pertinentes, uma vez que o aluno pode apropriar-se dos constituintes do texto narrativo através dos itens neles presentes. Este estudo procura compreender a importância da utilização de guiões de estruturação de texto na produção textual e procura estudar como os alunos se apropriam dos feedbacks e os utilizam para melhorar as suas produções. Insere-se numa abordagem qualitativa com uma metodologia próxima da investigação-ação. A recolha de dados é feita através da observação, entrevistas e análise de documentos. O estudo foi desenvolvido numa escola do 1º ciclo numa turma com alunos do 2º e 3º ano de escolaridade. Foram escolhidos três alunos. A análise de dados permite constatar que os instrumentos utilizados revelam ser importantes para a melhoria das produções textuais dos alunos, uma vez que os alunos que participaram no estudo revelaram alguns progressos nas suas produções textuais, refletindo sobre esses progressos em relação com os guiões e com os feedbacks.