Browsing by Author "Rosado, Ana Isabel Balixa"
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- Auto-regulação das emoções no adolescente com comportamentos autolesivosPublication . Rosado, Ana Isabel Balixa; Nabais, Luis de OliveiraDe acordo com a Organização Mundial de Saúde, os Comportamentos Autolesivos na adolescência são um problema de saúde pública e vão ao encontro da sua prevalência na sintomatologia suicidária. Devido ao seu crescimento na última década, requerem compreensão e acompanhamento na sua interação biopsicossocial, relacional e familiar. Os Comportamentos Autolesivos podem estar associados a estratégias adotadas pelos adolescentes para regular as emoções, sendo a adolescência uma fase ambivalente, que é marcada por profundas alterações e desafios, a instabilidade emocional pode ser vivenciada como um período de crise que origina a adoção de comportamentos agressivos, impulsivos ou mesmo suicidas. Devido à diversidade e complexidade deste tipo de comportamento é importante compreender as causas, os fenómenos e as emoções que os originam, com vista a diminuir os seus efeitos colaterais e a maximizar o potencial do processo de recovery. É pouco provável que uma única abordagem terapêutica seja eficaz, pelo que terá de haver flexibilidade, versatilidade e criatividade para gerir as emoções que daí advêm. Este relatório tem como objetivo compreender de que forma a auto-regulação emocional pode influenciar os Comportamentos Autolesivos e reporta um conjunto de propostas de intervenção em adolescentes que podem potenciar sentimentos positivos de Regulação Emocional, em contexto Comunitário e Hospitalar. Assim sendo, foram desenvolvidas, em grupo e individualmente, técnicas de intervenção com recurso a diferentes mediadores expressivos, os quais se revelaram importantes no processo de auto-regulação emocional. No contexto Comunitário foi ainda elaborado um breve estudo empírico quantitativo que incluiu a aplicação da Escala de Dificuldade de Regulação Emocional Adaptada-Versão Adolescentes (EDRE-VA), cujos resultados mostram que a maioria dos adolescentes não apresenta estratégias de Regulação Emocional. A pertinência em intervir enquanto Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria é evidente. O recurso às diferentes técnicas de intervenção expressivas transformou-se numa opção com resultados que promoveram nos adolescentes maior interação social, facilidade para exprimir emoções e sentimentos, autonomia, individualidade e aquisição de competências de auto-regulação.